A Caixa Econômica Federal começa nesta segunda-feira (14) o pagamento de uma nova rodada do Auxílio Brasil.
O programa de transferência de renda, que substituiu o Bolsa Família, inclui mais 556 mil famílias entre seus beneficiários. Confira o calendário.
Pagamentos de fevereiro do Auxílio Brasil
A nova rodada do Auxílio Brasil começa nesta segunda-feira (14) e segue até 25 de fevereiro.
Os primeiros a receber serão os beneficiários com final de Número de Inscrição Social (NIS) 1. Na terça-feira (15), recebem os beneficiários com final de NIS 2; na quarta, os que tenham final 3, e assim sucessivamente até o final 0, no dia 25.
O Número de Identificação Social está impresso no cartão de cada titular. Para saber em que dia o benefício ficará disponível, é só conferir o último dígito do seu NIS.
Valores e novos beneficiários
Desde dezembro, o governo federal começou a pagar a todos os beneficiários um valor mínimo de R$ 400.
Segundo informações do G1, só no mês de fevereiro, o governo incluiu 556 mil novas famílias na folha de pagamentos. Ao todo, 18,05 milhões de famílias serão atendidas este mês.
Segundo o ministério, serão pagos, ao todo, mais de R$ 7,3 bilhões em benefícios.
Como movimentar o dinheiro do Auxílio Brasil?
O benefício do Auxílio Brasil ficará disponível para saque ou crédito em conta bancária.
Segundo o site do governo federal, poderá ser pago por meio de quatro tipos de contas: poupança social digital, conta corrente de depósito à vista, conta especial de depósito à vista e conta contábil (plataforma social do programa).
Após o cadastro, os beneficiários recebem pelos Correios duas cartas da Caixa. A primeira contém informações gerais sobre o Auxílio Brasil, enquanto a segunda traz o cartão para movimentação bancária do benefício.
Com o cartão, é possível fazer saques parciais ou integrais do benefício em agências da Caixa. Se a família ainda não tiver recebido o cartão do programa, o valor do benefício poderá ser movimentado pelo aplicativo Caixa TEM.
O saque poderá ser feito em até 120 dias após a data indicada no calendário.
Para esclarecer dúvidas sobre o Auxílio, o governo oferece três canais de atendimento. Os telefones 121 ou 111, que são do Ministério da Cidadania e da Caixa Econômica Federal; ou pelo aplicativo Auxílio Brasil.