Nesta terça-feira (2), quem está em algumas partes da América do Sul poderá presenciar um eclipse solar, quando o Sol é encoberto pela Lua. O fenômeno começou às 17h (horário de Brasília) e, ainda que possa ser visto de maneira parcial nas regiões Sul, Sudeste e Oeste do Brasil, ele só poderá ser observado com totalidade em uma faixa estreita do céu do Chile e da Argentina – ou, é claro, online.
Como assistir ao eclipse solar online
Para quem está no Brasil e quer assistir ao eclipse solar total sem sair do conforto de casa, há a possibilidade de utilizar algumas transmissões onlines disponibilizadas por órgãos relacionados à astronomia.
É possível assistir pelo site da própria NASA, que também disponibilizará transmissões narradas tanto em inglês quanto em espanhol no site do órgão.
Veja aqui também o vídeo ao vivo da Nasa:
Outras opções
Outra opção é o site do Exploratorium, museu localizado em São Francisco (Califórnia, EUA) que exibirá imagens do eclipse em tempo real.
Aqui, as transmissões poderão ser vistas tanto em inglês quanto em espanhol, e, além da possibilidade de utilizar o site, também é possível usar o aplicativo do Exploratorium, disponível tanto para usuários de iOS quanto de Android.
Mais uma possibilidade é a de assistir ao fenômeno no site “The Weather Channel”, serviço global de previsões climáticas e notícias sobre o clima de forma geral. Proporcionada pela IBM, a transmissão terá imagens de observatórios da Argentina e do Chile, contando também com o apoio da NASA.