O sucesso de uma micro ou pequena empresa envolve diversos fatores. Produto e serviço de qualidade são essenciais, mas mesmo com esse diferencial, é preciso estar atento ao planejamento, organização e criatividade.
Nem sempre os problemas que surgem estão relacionados à administração. Sabia que o nome do negócio é muito importante? A escolha errada pode não cativar o consumidor. A dica é pensar com calma e optar por um que facilite a associação com o produto/serviço.
Outra escolha muito importante é a do ponto de vendas. Como é a concorrência na área? As pessoas que frequentam fazem parte do seu público alvo? Possui alvará para funcionamento? Veja outras 7 dicas da SafraPay para o seu negócio deslanchar.
1 – Separe o dinheiro pessoal do dinheiro da empresa
Esse é um erro muito comum e perigoso para quem abriu um pequeno negócio recentemente. Até os mais experientes podem cair nessa armadilha.
Os seus ganhos, caso tenha uma outra fonte de renda, e gastos pessoais não podem estar relacionados diretamente ao caixa da empresa. Uma dica simples que facilita essa diferenciação é manter o controle em contas separadas, ou seja, uma física e outra de pessoa jurídica.
2 – Tenha total controle sobre o fluxo de caixa
Quem começa um negócio sabe que o retorno financeiro não é imediato. Por isso, é preciso fazer um bom planejamento antes de iniciar e seguir com a organização. Se for possível, delegue essa função a um profissional especializado.
O contador vai apresentar para você todo o panorama financeiro do negócio, organizar em planilhas o que entrou de receita, onde foram os maiores gastos e em quanto tempo será possível obter lucro.
3- Entenda seus pontos fortes e fracos
Sabe aquele ditado que diz que não se pode abraçar o mundo? Isso é verdade. Uma das principais atitudes de empreendedores bem sucedidos é saber reconhecer os próprios pontos fortes e fracos.
Na prática, funciona assim: se os doces que você produz são excelentes, porém a parte de decoração de festa deixa a desejar, mantenha o foco no seu ponto forte.
Isso quer dizer que não posso ampliar a área de atuação? Não! Significa que primeiro é necessário estabilizar sua microempresa para depois pensar em expandir.
E, se realmente quiser dar esse passo, não esqueça de considerar a capacitação necessária, investimento, equipe e lembre-se que o mais importante é manter a qualidade sempre.
4 – Facilite a vida do consumidor
Buscar um feedback dos clientes para melhorar constantemente a qualidade dos serviços e atendimento é fundamental para evoluir. E hoje é difícil encontrar alguém que não prefira pagar com cartão de crédito/débito.
Ter uma maquininha que ofereça as melhores condições do mercado é uma forma de garantir o máximo do seu faturamento e agradar seus clientes. A SafraPay oferece máquina grátis (você não compra e nem paga aluguel) para clientes com faturamento acima de R$1.500,00 mensais.
Outra vantagem é a taxa Zero de MDR no crédito à vista e parcelado até R$50 mil em vendas totais mensais. Mais: no débito a taxa é uma das menores do mercado, apenas 1,90%.
5 – Atenção à equipe
Principalmente em microempresas, é importante fazer uma seleção com calma. Cada um precisa dominar muito bem a sua função e bons profissionais são peças-chave para fazer o negócio deslanchar.
6 – Deixe tudo alinhado com o sócio
Existem diversos tipos de sociedade. Um deles é a presença de um sócio-investidor. Ou seja, alguém com dinheiro que se interessa pelo negócio e decide investir. Nessa parceria, ele entra com o capital e você com o trabalho.
Pode funcionar muito bem, no entanto, o mais indicado é colocar todo acordo em contrato. Isso evitará problemas futuros. Os termos devem deixar muito claro a porcentagem de cada sócio, direitos e deveres.
7 – Não esqueça do marketing
Com todo o negócio estruturado, é hora de divulgar o seu trabalho. Com as redes sociais isso ficou mais fácil, não é mesmo? Invista em boas fotos e não subestime o poder da boa comunicação com o consumidor.