Recentemente, um vídeo que mostra um golpe aplicado no momento do pagamento do delivery viralizou. Primeiro, o entregador afirma que está aguardando o sinal da maquininha e aproveita esse tempo para filmar com o celular a frente e o verso do cartão. Na sequência, ele se oferece para iluminar a máquina e usa a câmera do celular para gravar a senha digitada pela cliente.
A cena acima é um dos diversos golpes registrados pelo Procon de São Paulo nos últimos meses. Para se ter ideia, de janeiro a julho deste ano, foram registrados 341 atendimentos contra empresas de entrega de comida, um aumento de 136% em comparação com as 144 reclamações no mesmo período do ano passado.
E os golpes com cartões de crédito e aplicativos não param por aí. Os fraudadores criam lojas online ou promoções falsas para criar veracidade aos golpes. Também há casos de entregadores falsos e até trocas de cartões físicos, como alerta a Febraban (Federação Brasileira de Bancos). Veja abaixo como se proteger e evitar esses golpes.
Como proteger meus dados e cartão?

A primeira dica para evitar problemas é nunca passar a senha do cartão para ninguém, até mesmo conhecidos, e não deixar os dígitos registrados, como em um bloco de notas, por exemplo.
Além disso, é importante utilizar diferentes senhas em diferentes cadastros. E caso haja suspeita de que alguém viu a senha, troque imediatamente.
É preciso estar sempre atento! Os golpistas são habilidosos e usam de um conjunto de métodos e técnicas para convencer a vítima a revelar dados pessoais e bancários. Tudo isso vai além de habilidades computacionais e inclui ainda táticas psicológicas.
A gente lista abaixo, então, algumas dicas para se prevenir de golpes:
1. Nunca revele dados pessoais ou bancários
Principalmente em ligações ou por mensagens, essas informações não devem ser passadas a qualquer pessoa e em situações atípicas. Saiba que nem mesmo o banco pede ao cliente suas senhas.
Lembre-se de não exibir o número do cartão, a data da validade e o código de segurança. Tome cuidado com essas informações porque é com elas que é possível realizar uma compra online, por exemplo.
E sempre que for digitar a senha do cartão, em um caixa eletrônico ou maquininha, certifique-se de que ninguém está observando.
2. Desconfie de links
Primeiro de tudo, saiba quais são os canais e aplicativos oficiais de seu banco.
Mas como nem tudo será feito por esses canais, é importante atentar-se para a veracidade de links que você recebe ou encontra pela internet.
Mensagens de promoções, alertas de bloqueio da conta e até mesmo sites podem parecer tentadores e verdadeiros, mas sempre desconfie e busque diferentes formas para confirmar a veracidade da informação ou garantir que a página é confiável.
O chamado “phishing” é uma forma de fraude eletrônica que utiliza páginas falsas para capturar dados pessoais como os dados bancários. Inclusive por isso, outra dica importante é manter o antivírus dos equipamentos eletrônicos sempre atualizado.

3. Não perca seu cartão de vista
Sempre que realizar um pagamento presencial, em uma loja ou até em caixa eletrônico, fique próximo do cartão e não o perca de vista. Além disso, depois de efetuar o pagamento em maquininhas, verifique o nome no cartão para garantir que é realmente o seu.
E lembre-se de que os bancos nunca pedem o cartão de volta, mesmo em caso de fraude ou defeito. Sendo assim, os bancos também nunca mandam um motoboy buscar o cartão – outro golpe que é aplicado.
Caso entrem em contato com você pedindo informações ou o próprio cartão, não passe nenhuma informação, não aceite o serviço e entre em contato com seu banco através de outro aparelho.
A regra vale para videochamadas, fotos ou filmes. Nunca faça capturas do cartão para que as imagens não caiam em mãos erradas.
No chamado “Golpe da Videochamada”, fraudadores se passam por funcionários do banco e entram em contato com clientes com problemas na conta para combinar uma chamada por vídeo quando a pessoa for usar um caixa eletrônico. Não aceite esse tipo de ajuda, sempre procure profissionais diretamente no banco e devidamente identificados.
4. Apenas desbloqueie o cartão após recebê-lo
Os bancos não pedem para o cliente desbloquear o cartão antes de a pessoa estar com o cartão em mãos. Inclusive, se ele não chegar no prazo estipulado pela instituição financeira, há o risco dele ter sido extraviado. Nesse caso, entre em contato com o banco imediatamente.
5. Evite computadores e redes de Wi-Fi públicos
Se precisar acessar os canais digitais da instituição, acesse por meio de computadores próprios ou de confiança e através de uma rede de internet também confiável. Desta forma, você também evita problemas.
O que o Banco Original faz por você

E se de um lado o cliente precisa tomar cuidado com seus dados pessoais e bancários, por outro lado a instituição financeira também precisa garantir uma experiência que seja segura.
O Banco Original está sempre em busca das melhores soluções tecnológicas para garantir segurança e praticidade em seus canais digitais. Ele conta, por exemplo, com diferentes dispositivos de segurança para validar as transações do cliente:
- Senha eletrônica: essa senha é cadastrada na ativação da conta e é utilizada no Internet Banking, aplicativo e no Atendimento Original. Ela será exigida sempre que o cliente precisar acessar a conta, independentemente do canal utilizado. Já para transações, é solicitada uma segunda autenticação, exibida no momento da transação.
- Token Original: trata-se de um dispositivo de segurança que valida e aprova as transações realizadas nos canais do Banco Original. Ele está disponível para sistemas iOS e Android e pode ser utilizado em smartphones e tablets.
- Call-back: ao identificar uma transação não usual, o banco entra em contato com o titular da conta para confirmar a compra, transferência ou saque.
O Banco Original também reforça que nenhum funcionário da instituição entra em contato com os clientes pelo telefone solicitando senha ou o código Token. Inclusive, o Token Original só é solicitado na utilização dos canais digitais do banco e apenas o cliente tem essa informação, por isso, é importante não compartilhar com ninguém.
Além disso, no acesso ao Internet Banking, não é solicitada confirmação de e-mail, senha ou número de telefone. O Banco Original também não envia e-mails com links, solicitando atualizações de dados, senhas ou token.
Fonte: Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e Banco Original