Cotas do PIS-Pasep começarão a ser pagas hoje: veja sua data de saque

A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil recentemente divulgaram o calendário de saques para quem tem cotas do PIS e do Pasep. De acordo com as instituições bancárias, os benefícios começam a ser pagos a partir de 19 de agosto.

As cotas desses benefícios são diferentes do abono salarial: tem cotas do PIS quem trabalhou com carteira assinada em empresas privadas entre 1971 e 1988. Já as cotas do Pasep são obtidas por quem trabalhou como funcionário público ou militar no mesmo período. Se você se encaixa em uma dessas categorias, veja quando poderá retirar o dinheiro!

Datas de pagamento das Cotas do PIS/Pasep: confira

O fundo pode ser retirado por trabalhadores que foram cadastrados no PIS/Pasep até 4 de outubro de 1988 e que ainda não sacaram o saldo da conta individual de participação.

Em caso de cotista falecido, os dependentes terão acesso aos recursos mediante apresentação da certidão de dependente do INSS.

Shutterstock

As cotas do PIS e do Pasep são pagas apenas uma vez, ou seja, não existe limite máximo de saque, o cotista recebe 100% do fundo, por isso, se o trabalhador já tiver efetuado a retirada, o saldo estará zerado.

A Caixa Econômica é responsável pelos pagamentos do PIS, e o Banco do Brasil, pelos do Pasep, a seguir, confira as datas de pagamento dos fundos.

Calendário de pagamento do PIS

  • Cotistas com conta na Caixa: receberão crédito em conta a partir de 19 de agosto
  • Cotistas sem conta na Caixa, com 60 anos ou mais: o saque será liberado a partir de 26 de agosto
  • Cotistas sem conta na Caixa, com até 59 anos: poderão realizar o saque a partir de 2 de setembro

Calendário de pagamento do Pasep

  • Cotistas com conta no Banco do Brasil: receberão crédito em conta a partir de 19 de agosto
  • Cotistas com conta em outros bancos e com saldo de até R$ 5 mil: poderão realizar o TED a partir de 20 de agosto
  • Cotistas com saldos acima de R$ 5 mil: poderão realizar o saque nas agências a partir de 22 de agosto

Até quando pode sacar?

No caso das cotas do PIS e do Pasep, não há data para o fechamento do calendário de pagamento, ou seja, não há prazo final para saque, uma vez liberado, o benefício fica disponível para saque a qualquer momento.

Regras e datas para saques do PIS/Pasep e FGTS