Diante do assassinato do norte-americano George Floyd, que foi morto durante uma abordagem policial violenta, um movimento de protesto e conscientização começou a tomar o mundo – mas a situação também acabou virando motivo de deboche de algumas pessoas, e um desafio em especial ganhou visibilidade devido ao quão revoltante é.
Desafio racista revolta a internet
Dias após a morte de Floyd e o início de manifestações em boa parte dos Estados Unidos, as redes sociais começaram a ver posts que integram o chamado “George Floyd Challenge” (“desafio George Floyd”, em tradução livre), no qual pessoas tiram foto encenando a forma como ele morreu: asfixiado com o joelho de um policial pressionando seu pescoço.
Nas imagens que viralizaram, é possível ver apenas pessoas brancas sorrindo enquanto posam em duplas: uma deitada no chão e a outra com o joelho no pescoço da primeira, forma como Floyd foi asfixiado até a morte pelo ex-policial Derek Chauvin na última semana. Com isso, a indignação tomou a internet, e o motivo é bastante claro.
“Racistas agora estão fazendo o ‘desafio’ George Floyd. É contra isso que estamos lutando, gente. Fazer sarcasmo com o racismo ao invés de vivenciá-lo durante toda a sua vida é privilégio”, escreveu Mohamad Safa, diplomata representante da Organização das Nações Unidas (ONU).
O genocídio antes de matar fisicamente anula nossa humanidade. Na impossibilidade de matar a todos nós de vez, vão se sofisticando as formas de nos aniquilar esvaziando nossas existências de sentido. Essa é a grande chave para entender porque permanecemos dizendo o óbvio.
— Gabriela Ashanti como Yaa Asantewaa (@gabrielaashanti) June 4, 2020
https://twitter.com/jr_mau/status/1268281573075562501
Acabei de ver que existe um "george Floyd challenge", onde brancos estão reproduzindo o momento que ele foi morto pelo policial………
Sinceramente, a humanidade não merece continuar— Gabriel Araujo (@0gabrel) June 4, 2020
https://twitter.com/LucianoPortela5/status/1268209004951613440