Desaparecimento e morte de Gabby Petito: caso foi marcado por mistérios e desfecho sombrio

https://www.instagram.com/p/CRZ6asrF9ym/

Natural de Long Island, em Nova York, Gabrielle Petito era uma blogueira que documentava suas viagens em vídeos e fotos nas redes sociais. Sua vida, porém, tomou um rumo sombrio em 2021 quando ela e o então noivo, Brian Laundrie, decidiram explorar parques nacionais da costa Oeste dos Estados Unidos. Isso porque, após eventos estranhos e um sumiço da web, Gabby desapareceu e Brian voltou sozinho para casa.

Pela estranheza da situação e as grandes suspeitas depositadas sobre Laundrie – que se recusava a falar sobre o sumiço da noiva e também acabou desaparecendo pouco tempo após voltar para casa –, a história de Gabby ganhou repercussão mundial e, apesar de extremamente misterioso, o caso teve seu desfecho meses após o início das investigações.

https://www.instagram.com/p/B92jd6XlnCO/

Caso Gabby Petito chamou a atenção do mundo todo

Desaparecimento e silêncio do noivo

No segundo semestre de 2021, o caso Gabby Petito começou a atrair a atenção de internautas do mundo todo, e tudo começou quando Brian Laundrie, então noivo da jovem, voltou para casa sozinho após uma viagem que fazia com ela. Gabby, que já não aparecia na web há algum tempo, não foi localizada pela família e, por isso, em setembro, foi oficialmente dada como desaparecida por autoridades de Wyoming.

Laundrie, que foi a última pessoa a ter contato com Gabby antes do sumiço, chegou a ser acionado pela equipe responsável pelo caso para depor, mas teve uma atitude que o colocou como principal suspeito na visão do público. Apesar da intimação, ele se recusou a falar sobre a jovem – e, logo, ele também desapareceu das vistas da polícia ao partir para outra viagem, desta vez sozinho.

Brigas durante a viagem em casal

Em meio às investigações, mais uma situação preocupante veio à tona. Parados por policiais em agosto após uma denúncia de agressão feita contra Laundrie, ele Gabby protagonizaram cenas tensas nas quais pode-se observar que, claramente, o clima entre o par não era dos melhores. Os vídeos, divulgados durante as buscas por Gabby, tomaram a web e reforçaram as suspeitas contra Laundrie.

Na ocasião, a polícia havia recebido informações de que uma moça teria apanhado de um homem na rua em Moab, cidade em Utah. Posteriormente, o casal em questão foi identificado como Laundrie e Gabby, que passaram pela região a bordo do trailer no qual viajavam. Com uma câmera corporal, a polícia gravou a interação que teve com os dois e, nela, Gabby aparentava grande nervosismo.

Nos vídeos, é mostrado que encontro da polícia com o casal começou com ambos sendo questionados sobre o que teria levado Gabby a aparentar tanto estresse e tristeza, e, em meio a lágrimas, ela respondeu que o par vinha brigando desde cedo por “problemas pessoais”. Bem mais calmo que a noiva, Laundrie relatou o mesmo, e ambos afirmaram que Gabby teria tomado atitudes físicas contra a Laundrie.

Após os depoimentos, a blogueira e o noivo foram liberados pela polícia sem acusações. Devido ao estado emocional da jovem, porém, os oficiais exigiram que os dois passassem a próxima noite separados, e levaram Gabby a um hotel enquanto Laundrie permaneceu no trailer.

Sumiço de Laundrie em meio a investigações

Durante as buscas por Gabby, Laundrie tomou mais uma atitude que gerou especulações negativas sobre seu envolvimento no caso da noiva. Pouco após Gabby ser dada como desaparecida, ele partiu para outra viagem e, segundo os pais, estaria fazendo uma trilha em uma reserva localizada na região. Laundrie, porém, nunca retornou, e o carro que usava quando saiu de casa foi encontrado próximo ao local em questão.

Gabby foi morta por estrangulamento

A discussão entre o casal flagrada pela polícia seria um indício do final trágico da viagem. Pouco tempo depois o sumiço de Laundrie, restos mortais cujas características se encaixavam na descrição de Gabby foram encontrados no parque nacional Grant Teton, por onde os dois haviam passado a bordo do trailer.

Logo, autoridades confirmaram que o corpo em questão era da blogueira – e, após cuidadosa examinação, foi constatado que a morte se deu por homicídio devido a “ferimentos contundentes na cabeça e no pescoço, com estrangulamento manual”.

Restos mortais de Laundrie foram encontrados

Cerca de um mês após a descoberta do corpo de Gabby, enquanto Laundrie seguia desaparecido, foi a vez dos restos mortais dele surgirem. Encontrado em uma área pantanosa, o material estava bastante decomposto, mas pertences pessoais ligados a Laundrie deram início às suspeitas de que o corpo seria o dele.

Após análise, isso foi confirmado – e os resultados de uma autópsia anunciados pelo advogado da família, Steven Bertolino, apontaram que a morte teria ocorrido por um ferimento de bala auto-inflingido. Laundrie, portanto, morreu por suicídio.

https://www.instagram.com/p/CLRx_z5F39S/

Noivo admitiu ter matado Gabby, segundo o FBI

Devido às muitas pistas que apontavam para desentendimentos entre o casal (além de suspeitas de que as últimas mensagens de Gabby à família, em um tom incomum, teriam sido enviadas por ele para encobrir a morte dela), o jovem sempre foi a principal “pessoa de interesse” nas investigações sobre Gabby. Foi só após encontrarem os restos mortais de Laundrie, porém, que a autoria de Laundrie foi confirmada.

Em 21 de janeiro de 2022, no mais recente boletim divulgado sobre o caso, o Departamento Federal de Investigação (FBI) divulgou que uma revisão do caderno encontrado junto ao corpo de Laundrie havia revelado declarações escritas do noivo de Gabby sobre a morte dela. Nelas, o jovem teria reivindicado a responsabilidade pela morte de Gabby Petito, algo que motivou a polícia a encerrar o caso.

https://www.instagram.com/p/CCJ8SVMFceV/

Crimes que chocaram