É prata! Odair Santos leva a primeira medalha do Brasil nas Paralimpíadas 2016

por | set 8, 2016 | Notícias

Odair Santos, nascido em Limeira, cidade do interior de São Paulo, foi o primeiro medalhista brasileiro nas Paralimpíadas Rio 2016, na manhã desta quinta-feira (8).

Ele levou a medalha de prata na prova de 5.000 metros no atletismo, na classe T11 para deficientes visuais totais, que aconteceu no Engenhão. Ele perdeu a primeira posição para o atleta queniano Samwel Mushai Kimani.   

Esta foi a oitava medalha do brasileiro em paralimpíadas, a quarta medalha de prata de sua carreira. 

Odair usou as fotos das filhas nas lentes de seus óculos: Júlia, de quatro anos, e Milena, de dois anos. Ele dedicou a vitória às meninas, em entrevista ao canal Sportv.

Getty Images

“Elas estão aqui na lente e no coração. A família é a base de tudo. Se eu estou aqui hoje, representando o meu país, é por causa delas”. O atleta aproveitou para desejar feliz aniversário para a esposa, que celebra hoje a data: “Queria te dar a medalha de ouro de presente, mas não foi desta vez”. 

Ele também fez questão de agradecer aos técnicos, fisioterapeutas e guias (profissionais que correm ao seu lado durante a prova). 

História e trajetória no esporte

Odair começou a perder a visão quando tinha apenas nove anos após descobrir uma retinose pigmentar, doença genética que acomete a retina, causando a destruição de suas células de forma degenerativa.

Quando participou de suas primeiras paralímpiadas, ele ainda enxergava parcialmente. O atleta perdeu a visão completamente em 2010, quando precisou mudar a categoria de corrida. 

Em 2012, ele também perdeu a prova para o mesmo atleta queniano.

Jogos Paralímpicos 2016: Quem pode ganhar medalha para o Brasil?