Em paz com a agenda > Selecionando prioridades

Saber remanejar as tarefas e selecionar as prioridades também fazem parte do ritual. “A pessoa deve ter flexibilidade sim, mas sempre ter em mente a importância de cada atividade. E, de vez em quando dizer um não”, diz a consultora empresarial Marina Sales. Senão isso significa levar trabalho para casa e, novamente, desequilibrar a vida pessoal e profissional.

Segundo Marina, está cada vez mais comum encontrar pessoas preocupadas em saber como gerenciar o tempo. Sinal da modernidade. “Entre os meus clientes existem mais mulheres que homens e a maioria delas fica desesperada para conciliar as tarefas domésticas com as profissionais sem que precise abrir mão de uma delas”, conta.

Para o sexo feminino é bem complicado gerenciar todos os papéis que as mulheres desempenham: mãe, esposa, profissional e, acredite, ter tempo para ser mulher. “Existem muitas mulheres que reclamam por não terem tempo para fazerem coisas básicas como ir para o salão ou conversar com as amigas. Muitas ficam em casa trabalhando, ao mesmo tempo em que controlam os filhos e a casa enquanto o marido consegue tirar uma horinha da semana para jogar futebol”, exemplifica Marina.

Para fazer em casa

Christian dá algumas dicas para as mulheres conseguirem gerir o tempo em casa. De acordo com ele, nós gastamos minutos (e porque não dizer horas) preciosos para nos arrumarmos e sairmos de casa escolhendo a roupa. Uma sugestão é preparar na noite anterior o que iremos vestir no dia seguinte. Cuidar das empregadas também é um capítulo à parte. Muitas mulheres também não conseguem se organizar para orientar as domésticas. Resultado: o dia inteiro controlando os afazeres dos outros. “Por que não montar um quadrinho com a descrição de tudo o que a pessoa tem que fazer na semana?”.

Presentinhos de última hora são um convite ao estresse. “Deixe comprado um presente para homem, outro para mulher e mais um para crianças. Assim você não tem que fazer malabarismos na agenda para dar conta de tudo”, sugere Christian.

Porém, é desde cedo que as pessoas têm que valorizar o tempo. Dividir as tarefas de casa entre o marido e os filhos é um bom começo para mostrá-los como é custoso manter as coisas em ordem.

O começo

Tudo, entretanto, tem um começo. Segundo a consultora empresarial Marina Sales, o primeiro passo é a mudança de atitude – tomar consciência que é preciso se organizar e planejar as tarefas. A pedido do Bolsa de Mulher ela listou os cinco mandamentos para quem quer conseguir chegar ao fim do dia com tudo feito e sem estresse. Confira!

1. Planeje, organize, estabeleça metas, prazos e cumpra-os. O ideal é escrevê-los e ter o papel sempre à vista para lembrá-la dos objetivos propostos.

2. Se falhar, tente sempre de novo até você conseguir organizar sua vida.

3. Reflita sobre suas prioridades, mas saiba ser flexível. Se necessário diga não. “Às vezes não é possível fazer algo num dia, mas é fácil remanejá-lo para o dia seguinte. É preciso ter uma ordem”, exemplifica.

4. Antecipe os problemas e reserve um espaço na agenda para os imprevistos. Eles sempre acontecem.

5. Arranje um horário livre para ver coisas diferentes. Quando existe um problema a ser resolvido, ter tempo para refletir ajuda na inspiração.