Esqueceu a CNH? Documento para dirigir será 100% digital e vai aparecer no celular

Deixar a Carteira Nacional de Habilitação, a CNH, em casa, não será mais problema para os motoristas brasileiros.

O Conselho Nacional de Trânsito aprovou nesta terça-feira (25) uma versão eletrônica do documento, que poderá ser apresentado ao agente de trânsito por meio do Smartphone do usuário.

A novidade entra em vigor em fevereiro de 2018 e qualquer motorista poderá se cadastrar no site do Departamento Nacional de Trânsito, o Denatran. Os documentos de papel continuarão a ser impressos, segundo o Ministério das Cidades.

Hoje, o que existe de mais digital é um “QR code” que é expedido junto com a carteira de motorista e dificulta fraudes, uma vez que permite que o agente de trânsito compare os dados do papel com os do sistema (foto acima).

CNH digital: como funcionará

A partir de fevereiro de 2018, qualquer motorista poderá emitir a CNH digital, que vai valer do mesmo jeito que o documento em papel. 

Para ter acesso à novidade, o motorista deverá fazer cadastro no site do Denatran com um certificado digital e informar o e-mail. O órgão responderá ao usuário com um link para ativação da CNH. 

De acordo com o Ministério das Cidades, a liberação do documento será feita no aparelho em que a CNH foi salva, sob a proteção de uma senha. 

Toda vez que o motorista precisar acessar o documento, deverá informar o código. O documento em formato digital será comprovado pela assinatura com certificado digital do emissor ou com a leitura do QRCode (do inglês, Código de Resposta Rápida) que aparecerá no celular.

O sistema permitirá o bloqueio do aplicativo caso o celular seja extraviado. 

“Quem esquece a CNH em casa, não estará sujeito à multa e pontos na carteira. Basta apresentar o documento digital”, destaca o ministro das Cidades, Bruno Araújo.

Consulta aos dados do motorista

iStock

Já os agentes de trânsito terão em mãos um aplicativo de celular, que está em fase de testes, que fará a leitura do QRCode (como já acontece na versão mais atualizada da CNH impressa). 

*Matéria publicada em 26/07/2017.

Dicas para tirar documentos