
Recentemente, a vida escolar do príncipe George, filho mais velho de William e Kate Middleton, virou notícia pela infinidade de disciplinas com as quais ele já lida – mas nem todos falaram disso com delicadeza. A âncora norte-americana Lara Spencer, por exemplo, se expressou de forma polêmica sobre o fato de George amar balé, e aprendeu uma lição após as duras críticas que recebeu.
Apresentadora é criticada ao falar de príncipe George
À frente do programa de televisão “ Good Morning America”, Lara detalhou a tão completa grade escolar do pequeno príncipe, destacando o fato de que ele tem feito inclusive aulas de balé. Após uma pausa em que todos no estúdio gargalharam, ela então “mandou um recado” ao pai do pequeno, ainda segurando o riso.
“O príncipe William disse que o George absolutamente ama o balé. Eu tenho notícias para você, príncipe William: vamos ver até quando isso dura”, disse ela, arrancando mais risadas tanto da plateia quanto dos outros apresentadores. A fala, porém, desagradou muita gente e, ao publicar o vídeo em seu canal no YouTube, o programa foi bombardeado por críticas.

Nos comentários da publicação, diversos internautas chamaram a atenção tanto de Laura quanto da direção sobre a situação. “Vocês deveriam ter vergonha. Meu filho faz dança. Muitos meninos fazem. Vocês devem um pedido de desculpas público ao príncipe George e a todos os dançarinos”, escreveu uma internauta.
Outros lembraram ainda que a dança – especialmente quando praticada por homens -, é cercada por estigmas. “Ao menosprezar o amor de um menino pelo balé, você insinua que há algo errado nesse tipo de estudo. Zombando dos garotos e jovens que optam por isso, você incentiva o valentão que bate em crianças que têm um interesse diferente do dele na escola”, disse uma pessoa.
Houve também quem compartilhasse experiências pessoas ou desafiasse quem riu de George. “Como um garoto que foi proibido de fazer balé aos seis anos pelos meus pais, eu abomino esse comentário preconceituoso e heteronormativo”, escreveu um internauta. “Todas essas pessoas rindo com ela… Eu adoraria vê-las tentando aguentar uma aula de balé”, disse outra.
Desculpas após polêmica
Diante das muitas críticas, Lara usou seu Instagram para publicar seu primeiro pedido de desculpas, escrevendo: “Minhas sinceras desculpas pelo comentário insensível que eu fiz ontem. De balé a qualquer coisa que uma pessoa queira explorar, eu digo FAÇA. Acredito totalmente que nós devemos ser livres para perseguir nossas paixões. Vá escalar sua montanha e ame cada minuto”.
Já em outra edição do “Good Morning America”, ela voltou a abordar a questão de forma franca, admitindo seu erro. “Eu fiz m****. O comentário que eu fiz foi insensível, idiota, e eu lamento profundamente”, afirmou a apresentadora, relatando também que, com as críticas, a visão que ela tinha sobre a questão acabou se transformando.
“Eu falei com inúmeros membros da comunidade da dança durante os últimos dias, eu ouvi, eu aprendi sobre a bravura que um menino precisa ter para seguir uma carreira na dança”, disse ela, antes de introduzir um quadro em que aparece conversando com três dançarinos renomados. Diante dos relatos dos profissionais, ela voltou a admitir o erro.
“Para mim, a lição é de que palavras machucam e essa não era minha intenção. Foi insensível”, explicou.
.@LaraSpencer apologizes for her comments about boys and dance and sits down with 3 celebrated ballet dancers: “It has been a true education for me.” pic.twitter.com/bYJUvVGaXK
— Good Morning America (@GMA) August 26, 2019