A atriz Susana Vieira virou o personagem principal de uma polêmica, quem diria, sobre a Operação Lava Jato. Apesar de seu nome não ter nenhuma relação com a investigação comandada pelo juiz federal Sergio Moro, um comentário da atriz justamente sobre o tema pegou mal entre os usuários das redes sociais.
Ao participar de uma manifestação em apoio a Moro na última segunda-feira (8), em Curitiba, capital paranaense, a atriz comentou que os moradores das regiões Norte e Nordeste do Brasil “não têm conhecimento do que está sendo feito aqui [na sede da Justiça Federal]”.
https://www.instagram.com/p/BI45IbpBFTF/
Segundo o G1, artistas como Luana Piovani, Victor Fasano e o cantor Fagner, que é cearense, também estavam no ato em defesa do juiz.
https://www.instagram.com/p/BI25F_lBYf4/
Declaração de Susana Vieira sobre nordestinos
A declaração não passou ilesa e muita gente foi às redes sociais de Susana se manifestar. Alguns usuários declararam apoio ao comentário da famosa e disseram que ela foi “mal interpretada”. Outros, entretanto, destacaram que o tom da mensagem foi preconceituoso. “Sou nordestino e tenho acesso a informações sobre tudo, inclusive da Lava Jato. Todos nós merecemos respeito”, afirmou um fã na conta do Instagram de Susana.
Um usuário destacou que um dos papéis de maior sucesso da atriz foi justamente a nordestina Maria do Carmo, na novela Senhora do Destino, de Aguinaldo Silva.
O ator José de Abreu se posicionou em seu Twitter sobre a declaração da colega de profissão e emissora:
Susana Vieira pensa que o Nordeste é feito de idiotas?
— Jose de Abreu (@zehdeabreu) August 9, 2016
Será que Fagner concorda com Susana Vieira? O NE não sabe o que é a Lava-Jato?
— Jose de Abreu (@zehdeabreu) August 9, 2016
O reboliço foi tanto que a hashtag “norteenordeste” ficou entre as mais comentadas no Twitter. A famosa trancou seu perfil no Instagram, após receber comentários sobre o episódio nas fotos. Ou seja, apenas as pessoas que seguiam anteriormente seu perfil podem ver suas publicações.
Até agora, a atriz não se manifestou nas redes sociais sobre a repercussão de sua fala.
Jeito de falar: Expressões preconceituosas para não repetir mais