Beleza é fundamental. Melhor ainda é ficar bonita e com dinheiro no bolso. Apresentamos agora uma opção para você estar sempre com o visual produzidérrimo e, ainda por cima, faturar muito: franquias de salão de cabeleireiros. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), este tipo de negócio deve ter um crescimento de 40% até 2003. O mais interessante é que o franchising é um sistema de parceria empresarial no qual uma empresa franqueadora vende o seu conhecimento, o “know-how” de operação que já foi previamente testado e comprovadamente rentável. E um detalhe: não há quem não corte os cabelos, portanto, o lucro é certo.
A rede Werner Coiffeur, presente no mercado há mais de 15 anos, é uma opção. Assegurando suporte técnico ao franqueado desde o início, eles procuram inovar constantemente na relação com as pessoas que querem abrir uma filial do salão, através de um comprometimento efetivo, desde a fase de implantação até a conclusão. “O crescimento de nossa rede e a estabilidade de nossos franqueados é um forte indicador de que todos esses cuidados são indispensáveis”, afirma Ricardo Mendes, do departamento de marketing. A franquia oferece ainda um excelente retorno, um público alvo selecionado e uma constante atualização dos serviços prestados. Mas é claro que a rede é extremamente exigente com seus franqueados, exigindo que todos os funcionários da loja trabalhem com um uniforme padrão da empresa. A taxa de franquia é de R$ 20 mil e o franqueado tem que pagar 4% do faturamento bruto referente aos royalties (valor pago durante a vigência do contrato para remunerar a tecnologia e os serviços que o franqueador continua a prestar) e 1% como taxa de marketing. “Vale a pena porque nós não temos que nos preocupar com tantas coisas, eles cuidam de tudo e nós focamos nossa atenção exclusivamente nos clientes e no bom atendimento”, declara Soeli Moraes, dona de um salão da marca em Ipanema. Para uma loja com 100 m2, a projeção é de que o gasto fique em torno de R$ 100 mil, afinal de contas, são espelhos, cadeiras, a loja tem que ter água quente e fria, além de uma computador para o controle administrativo. Com a loja pronta, a Werner faz a montagem da equipe inicial contando com um grupo de instrutores técnicos que preparam equipes de maneira completa, do franqueado ao cabeleireiro e outras funções de base como gerentes, garçons, caixas, copeiro, etc.
O salão Ray e Eliane Cabebeireiros foi criado em 1989, em São Paulo e hoje é considerado um dos salões com maior movimento da cidade, devido ao preço e à qualidade dos seus profissionais. Agora estão lançando sua franquia para todo o Brasil. A Ray e Eliane pode ser considerada uma franquia de terceira geração porque possui uma loja piloto onde desenvolve novas tecnologias, testa na prática novos produtos e serviços, aperfeiçoa seu sistema de planejamento, implantação, operação e administração, para depois transferir o conhecimento para seus franqueados. A orientação para o franqueado é total e vai desde o ponto onde será montado o salão, até o fornecimento de manuais de orientação. A taxa de franquia é de R$ 20 mil, mais 7% de royalties ou em valor estipulado em contrato e 3% para promoções e propagandas. O investimento inicial gira em torno de R$ 50 mil e o retorno vem, normalmente, em um ano. Dependendo do tipo da loja, o faturamento mensal pode chegar até R$ 100 mil. As exigências do franqueador não são muitas e nada pesadas: as lojas têm que ter, no mínimo 35 m2, o franqueado tem que ser pessoa física e deverá ter as seguintes características: idoneidade, liderança e capacidade gerencial, dinheiro suficiente para o investimento inicial e dedicação integral de pelo menos um dos sócios. O número mínimo para o funcionamento são três funcionários: um cabeleireiro, um auxiliar e uma recepcionista e o treinamento dura, no mínimo, um mês e é feito no salão matriz.
Embora seja uma atividade de baixo risco, justamente porque a fórmula já foi aprovada, você não precisa se precipitar. Faça antes uma boa pesquisa de mercado para conhecer a demanda da área por mais um salão. Antes de “bater o martelo”, é preciso que você esteja segura e confiante. Para que você não seja pega de surpresa, nem se decepcione depois, selecionamos algumas dicas para você se dar bem. Em primeiro lugar qualquer decisão de investimento deve ser tomada com base em uma pesquisa de mercado. Não feche nenhum negócio simplesmente aceitando palpites de amadores. Visite os salões de sua cidade e procure saber quantos existem perto do lugar onde você pretende abrir o seu. Procure saber o maior volume possível de informação, sobre todos os aspectos do negócio. Faça uma avaliação da sua pesquisa para que você possa decidir com mais segurança. Acima de tudo, lembre-se de que, com determinação e persistência, você pode transformar seu sonho em realidade.
Outro ponto que faz a diferença neste competitivo mercado é com relação ao ponto. Uma boa escolha é um dos passos mais importantes para o seu negócio dar certo. Primeiramente, faça um estudo de localização e potencial de mercado. Deve ser checado se o local está adequado ao público que você quer atrair. Estas franquias que apresentamos não devem ser instaladas em um bairro com poder aquisitivo muito baixo. Se você escolher o local inadequado por falta de dinheiro, há o risco de ter que se reestruturar depois, revendo produtos e preços. Leve em conta a visibilidade. Só um salão facilmente identificável é capaz de atrair curiosos e gerar maiores oportunidades de negócios. Dê preferência por uma rua com grande movimentação de pessoas, com estacionamento bem próximo e com trânsito lento. Isso dá tempo para que o consumidor veja o salão por mais tempo. Antes de fechar o negócio, analise se você não está pagando muito pelas luvas e aluguel. Procure os vizinhos e verifique quanto eles pagaram. Também não custa nada checar junto a uma imobiliária se o valor cobrado é de mercado.
Bem, agora você já escolheu o salão, o ponto e está na hora de começar a trabalhar. Mas pense que é no seu negócio e que sua capacidade empreendedora vai te fazer prosperar barbaramente. Arregace as manguinhas e mão nas tesouras, pentes, escovas e tinturas. Estaremos torcendo por você.