null: nullpx
clima-Mulher

Calor acabou de vez? Frente fria de origem polar abaixa as temperaturas em SP

A queda nas temperaturas é esperada no Sul e Sudeste do País, trazendo nebulosidade e possibilidade de chuvas.
Publicado 4 Mai 2022 – 10:36 AM EDT | Atualizado 4 Mai 2022 – 10:36 AM EDT
Reações
Compartilhar
Frio em São Paulo começa nesta quarta-feira (4). Crédito: Jair Ferreira Belafacce / iStock

Uma frente fria que se aproximou do sul do Brasil provoca uma queda nas temperaturas em São Paulo a partir desta quarta-feira (4). Além da mudança nos termômetros, a probabilidade de chuva aumentou, abrindo o dia com céu nublado e pancadas de chuva. Segundo informações da Climatempo, a frente fria de origem polar abre as portas para um período de frio que deve se estender por todo o mês de maio.

Frente fria abaixa temperaturas em São Paulo

Uma frente fria iniciada no sul do país avança sobre Sudeste e Centro-Oeste a partir desta quinta (5). Já na manhã de quarta-feira (4), os paulistas puderam observar um declínio nas temperaturas e algumas pancadas de chuva que sinalizaram a mudança de clima dessa semana.

O ar frio de origem polar virá com mais força na quinta. Segundo a previsão da Climatempo, graças à frente fria, esse poderá ser o dia mais frio do ano até o momento.

As mínimas na cidade de São Paulo vão de 14ºC nesta quarta (4) a 12ºC na quinta (5), estabilizando em uma média de 13ºC até segunda (9). As máximas variam entre 22ºC e 23ºC no mesmo período.

Na Grande São Paulo, a previsão é de temperaturas mínimas entre 10ºC e 13ºC, com maior acentuação do frio na sexta (6) e no fim de semana.

Ainda segundo a agência metereológica, a segunda quinzena de maio deverá ser ainda mais fria do que a primeira. Na virada de quinzena, mais uma frente fria passará pela região, trazendo frio acentuado para a cidade de São Paulo.

Nebulosidade e queda da umidade em São Paulo


Como explica a meteorologista Josélia Pegorim, especialista da Climatempo, os paulistas devem estar atentos à queda dos níveis de umidade do ar no decorrer dessa semana.

Essa queda acontece porque toda vez que uma frente fria de origem polar atravessa um lugar, ela provoca uma queda de umidade. Portanto, o Estado de São Paulo pode enfrentar um período mais seco até o fim de semana.

A alta nebulosidade também está prevista para os próximos dias. A quarta-feira (4) começou com pancadas de chuva, mas até domingo (8), a previsão da Climatempo é de sol entre nuvens e névoa ao amanhecer. Somente na segunda (9) está prevista volta da pluviosidade, com 90% de probabilidade de chuva.

Frente fria

Reações
Compartilhar

Mais conteúdo de interesse