Um novo golpe está circulando entre os usuários de WhatsApp no Brasil. Com a chegada do Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, criminosos produziram uma mensagem largamente compartilhada que simula uma promoção para retirar de graça kits de maquiagem. Quem acredita na informação e clica no link cai em uma página falsa onde compartilha seus dados e pode ter seu computador ou celular infectado.
Como funciona o golpe do Dia da Mulher?
De acordo com o Kaspersky Lab, empresa que fabrica antivírus, os cibercriminoso utilizam um método de engenharia social para convidar os usuários a compartilharem uma mensagem com seus contatos, além de notificações de navegadores e sites. O objetivo, claro, é alcançar um maior número de vítimas.

Esta é a mensagem padrão que circula pelo WhatsApp: “Pessoal está rolando uma promoção em comemoração ao Dia Internacional da Mulher e estão dando kits de maquiagens totalmente Grátis. Eu acabei de pegar o meu. Garanta o seu antes que essa oferta termine. Homens podem pegar para presentear”. Junto com o texto, é enviado um link para o usuário.
Ao clicar no link sugerido, o dono do celular ou computador chega a uma página falsa, onde é exigido que o usuário responda a 3 perguntas com informações pessoais para ganhar o kit de maquiagem – que, claro, não existe.
Riscos
Quando são concluídas todas as etapas, o golpe direciona o usuário a uma nova página repleta de propagandas, que é a principal fonte de lucro da armadilha, feita através da venda de anúncios.
Então, é sugerido ao usuário que instale um aplicativo malicioso em seu dispositivo. Feito isso, os criminosos terão acesso a mais informações suas e poderão repetir o golpe com outras estratégia. Eles conseguem saber, por exemplo, o que você acessa e podem enviar notificações de novos golpes, além de fazer com que você involuntariamente repasse esses links a outras pessoas.
“Criminosos brasileiros continuam usando o WhatsApp como vetor de ataques por causa de sua popularidade. O uso de um tema como o Dia Internacional das Mulheres demonstra que eles estão sempre adaptando os golpes para temas relevantes e que chamam a atenção das vítimas”, ressalta Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kasperksy Lab.

Como se proteger?
A equipe de segurança do Kasperksy Lab levantou uma série de dicas para auxiliar no combate contra o crime digital:
- Desconfie de links recebidos: mesmo que a conversa não seja com um desconhecido, é preciso duvidar da veracidade da mensagem, ainda mais se inclui uma promoção; procure sempre confirmar no site oficial da empresa qualquer informação;
- Cuidado com o mouse (ou o touch): nunca clique em links de e-mails suspeitos, banners em sites ou acesse sites desconhecidos. Quando você tiver que visitar um banco online ou uma loja de varejo, digite manualmente o URL em vez de clicar em um link;
- Notificações: não autorizar notificações em qualquer website, mesmo que a pergunta não seja relacionada a isso. Revise sempre as configurações avançadas no seu navegador, seja no desktop ou smartphone, e remova os sites desconhecidos que estão autorizados a emitir notificações.
Se você já clicou no link e caiu no golpe, passe um antivírus de confiança no seu celular ou computador o quanto antes e desinstale todo e qualquer aplicativo malicioso que tenha sido baixado.
Golpes no WhatsApp
- Golpe do 14º salário atingiu 350 mil pessoas no WhatsApp: como se proteger?
- Alerta: novo golpe no WhatsApp já enganou 50 mil brasileiros. Saiba como é
- Cupom de desconto do Burger King pelo WhatsApp é golpe: o que fazer?