Guia para comprar online e não se decepcionar com o produto

Por lei, o consumidor que faz compras pela internet tem o direito de se arrepender da compra no prazo de até 7 dias corridos após o recebimento do produto ou da assinatura de contrato, desde que a solicitação seja devidamente formalizada. A loja deve fornecer informações claras para tanto e devolver todo o valor pago pelo usuário em tempo hábil.

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No caso de o produto já ter sido entregue ao cliente, a devolução não pode ser impedida sob o argumento de que a embalagem foi aberta. Mas, como tudo é bastante demorado e burocrático, essa decisão “devidamente formalizada” pode ser um parto para se concretizar. É bom saber que você tem o direito, mas também não custa tomar alguns cuidados na hora da compra para não ter surpresas desagradáveis.

Se previna em compras online

1. Escolhendo roupa
Dê preferência para sites de compra que indicam as medidas de cada numeração, largura e comprimento das peças. No entanto, é sempre se informar sobre as condições de troca e devolução.

2. Fechando o acordo
Antes de “bater o martelo” na compra, pesquise a reputação da loja, veja quais são os testemunhos de quem já comprou com esse fornecedor e o que diz sobre um produto como o seu vendido por ele.

3. Buscando referências
Se na página da loja não houver depoimentos, busque por informações blogueiras e outros compradores do produto. No caso de maquiagem, por exemplo, tente achar alguém com uma tonalidade de pele parecida com a sua para ver como ficam determinadas makes.

4. Desconfiando do preço
Produtos com preços muito abaixo dos praticados no mercado são um indicativo de que a promoção pode ser um golpe. Se você receber o produto comprado, pode ser que seja de péssima qualidade, uma cópia fajuta ou falsificação barata. Desconfie.

5. Entendendo as condições
Partes da negociação do acordo precisam estar claramente especificadas, como a forma de pagamento, o frete, as condições de troca e devolução e o prazo de entrega. Quando essa previsão não pode ser informada, alerta. E, se você queria estrear a produção com data marcada, tenha mais atenção ainda.

6. Estabelecendo relação
Dê preferência a lojas que oferecem vários recursos de comunicação em seu site. Já que não dá para verificar o produto “ao vivo”, a loja on-line deve oferecer o máximo possível de recursos para facilitar a sua decisão de compra: chat para esclarecer dúvidas, descrições detalhadas, fotos e vídeos, espaço para que os clientes opinem sobre produtos.

7. Checando legitimidade
Verifique se a loja on-line informa CNPJ, telefone e endereço. Em maio de 2013, entrou em vigor o Decreto Federal nº 7962/13, que determina uma série de obrigações para o e-commerce no Brasil, entre elas, que a loja on-line informe em local visível todos esse dados.