O Ministério de Minas e Energia confirmou ao VIX que o horário de verão está mantido para 2017. A mudança que adianta uma hora nos relógios de dez estados brasileiros mais o Distrito Federal começa dia 15 de outubro e segue até dia 17 de fevereiro.
Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espiríto Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além do DF, são os que têm horário de verão.
Último ano do horário de verão e por quê
Por outro lado, este pode ser o último ano em que a medida será aplicada. O Ministério informa que a mudança nos horários, hoje, não tem impacto tão relevante na economia de energia no país.
A justificativa é de que o hábito de consumo energético do Brasil mudou. Antes, o horário de pico de gasto de energia era das 18h às 20h, mas hoje está localizada mais no meio da tarde.
A metodologia de análise das informações sobre este quadro entende que agora o fator determinante para o aumento do consumo não é a iluminação, mas a temperatura – principalmente devido ao uso ostensivo de ar-condicionado.
O Palácio do Planalto estuda realizar uma enquete para saber a opinião da população brasileira sobre a aplicação do horário de verão nos próximos anos.
Mais sobre horário de verão
- Horário de verão: sim ou não? Governo estuda cancelá-lo e você poderá opinar
- Horário de verão pode ser cancelado: por que a mudança tão repentina?
- Confirmado em 2017: conheça dicas para se adaptar ao horário do verão