Ian Holm, o Bilbo de “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit”, morre aos 88 anos

Na manhã desta sexta-feira (19), a internet se encheu de homenagens ao ator Ian Holm, que morreu durante a madrugada, aos 88 anos. Com uma longa carreira no cinema, o britânico ficou marcado pelo papel de Bilbo Bolseiro, em “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit”.

“Ele faleceu pacificamente no hospital, ao lado de sua família e de seu cuidador. O senhor Ian Holm era encantador, gentil e incrivelmente talentoso, vamos sentir muito a falta dele”, disse o representante do ator em nota ao jornal The Guardian.

Há algumas semanas, parte do elenco de “O Senhor do Anéis” se reuniu virtualmente em programa do ator Josh Gad. Ian não pode compareceu, mas deixou um recado aos colegas. “Estou triste por não vê-los, sinto saudades de todos e espero que suas aventuras os tenham levado a muitos bons lugares. Estou em quarentena em minha toca de hobbit”, declarou.

Além do papel no mundo fantástico de J. R. R. Tolkien, Ian Holm também ganhou destaque como o andróide Ash, em “Alien – O Oitavo Passageiro”. O ator foi indicado ao Oscar pelo filme “Carruagem de Fogos” e foi vencedor de um prêmio Tony, o mais importante do teatro.

Ian Holm era pai de cinco filhos e estava casado com a artista Sophie de Stempel desde 2003. Nas redes sociais, a britânica deixou uma série de retratos pintados por ela, que representam os últimos dias do ator.