O Furacão Florence já era esperados para os moradores da costa leste dos Estados Unidos. Ele atingiu o país nesta sexta-feira (14). Várias cidades do estado da Carolina do Norte foram inundadas e cinco estados estão em alerta de atenção.
Imegens do furacão Florence
De acordo com Centro Nacional de Furacões (NHC, sigla em inglês), o furacão atingiu os Estados Unidos às 8h15 (horário de Brasília) perto do litoral norte da Carolina do Sul com ventos de até 150 quilômetros por hora.
NEW: #Hurricane #Florence has made landfall near Wrightsville Beach, North Carolina at 7:15 AM EDT (1115 UTC) with estimated maximum winds of 90 mph (150 km/h), and a minimum central pressure estimate of 958 mb (28.29"). https://t.co/tW4KeGdBFb pic.twitter.com/vzpe6MjTf9
— National Hurricane Center (@NHC_Atlantic) September 14, 2018
Os ventos e as tempestades acabaram com a energia elétrica de algumas cidades e deixaram mais de 300 mil pessoas na escuridão.
As chuvas se iniciaram na última quinta-feira (13) e, por isso, várias cidades estão inundadas. New Bern é uma delas e segundo informações do NHC, o rio Neuse, que passa pelo município, subiu três metros, fazendo com que cerca de 150 pessoas ficaram ilhadas esperando por resgate.
O governo americano pediu que cerca de 1,7 milhão de pessoas deixassem suas casas no litoral da Carolina do Norte, Carolina do Sul e Virgínia. Muitos moradores saíram para partes mais altas dos estados e buscaram proteção em abrigos fornecidos pelo governo, mas outros preferiram se “preparar” para a passagem do furacão.
Moradores do estado da Carolina do Norte postaram alguns vídeos do furacão em suas redes sociais.
View from my window 7am #FlorenceHurricane2018 #NorthCarolina power is off pic.twitter.com/BdITqhy2gT
— Zoe Daniel MP (she/her) (@zdaniel) September 14, 2018
Wind and rain picking up in intensity now around Carolina Beach. #HurricaneFlorenceNC pic.twitter.com/XWyy7YZ4J0
— Anthony Farnell (@AnthonyFarnell) September 14, 2018
Além da Carolina do Norte, mais cinco estados declararam estado de emergência: Carolina do Norte, Carolina do Sul, Geórgia, Maryland e Virgínia, além da capital, Washington.
O Furacão Florence atingiu o país na categoria 1 (são 5 no total, em ordem progressiva de força e poder destrutivo), mas ainda é perigoso e pode causar muitos danos. Vários estabelecimentos, casas e carros já foram destruídos por causa dos ventos e das inundações.
O Centro Nacional de Furacões publicou em suas redes sociais que perigo de inundação com risco de vida continuará por dias, mesmo depois que as chuvas e os ventos amenizarem.
Furacão Florence visto do espaço
O astronauta Ricky Arnold fez imagens impressionantes do Furacão Florence do espaço. As imagens foram compartilhadas em seu perfil do Instagram e na página da Nasa.
Os piores furacões da história
- Furacões que chegam aos EUA nascem todos em um mesmo local: por quê?
- O que significa cada categoria de furacão e por que o nível 5 é tão destrutivo?
- Qual é a diferença entre tempestade tropical, furacão e tornado?