
Para comemorar o “Dia Internacional das Meninas e Mulheres na Ciência”, que aconteceu no dia 11 de fevereiro, a Maurício de Sousa Produções homenageou uma importante cientista brasileira. A bióloga Neiva Guedes ganhou a própria personagem no projeto “Donas da Rua da Ciência”, que conta a história de cientistas e pesquisadoras do mundo todo.
Bióloga brasileira é homenageada por Maurício de Sousa
Neiva Guedes é bióloga, pesquisadora e presidente do Instituto Arara Azul, que se dedica ao estudo e preservação desses animais no Brasil.
https://www.instagram.com/p/B8b18EvAI20/?lite=1
Ela se apaixonou por esses animais em 1989, ao ver um bando deles no Pantanal. Quando soube que estavam ameaçados de extinção, decidiu dedicar seus estudos e esforços para que isso não acontecesse.
Desde então, a bióloga começou a estudar a vida das araras-azuis, testar e produzir ninhos artificiais e a manejar ovos e filhotes. Ela também iniciou um trabalho importantíssimo de conscientização da população sobre a importância desses animais.
https://www.instagram.com/p/Bq0HjmFhXJk/?lite=1
O mestrado e doutorado de Neiva foram dedicados ao estudo das araras-azuis. O resultado de tanto esforço gerou resultados visíveis: as aves, que eram raras, começaram a aparecer com muito mais frequência pelo Pantanal e pelo estado de Mato Grosso do Sul.
Além disso, a cientista é a grande responsável pela retirada da espécie arara-azul-grande da lista de extinção no ano de 2014.
https://www.instagram.com/p/B6jTEi6hriL/?lite=1
“Não podemos nos conformar com a previsão catastrófica da extinção, seja qual for o ser vivo. É preciso arregaçar as mangas para mudar o curso da história”, disse a pesquisadora.
Ciência brasileira
- Cientistas brasileiros descobrem possível jeito de prevenir o Alzheimer
- Cientistas brasileiros descobrem vacinas capazes de proteger fetos do vírus Zika
- Cientista brasileiro confirma hipótese da Nasa