Inspirados por adolescente, milhares fazem greve em 150 países contra crise climática

por | set 20, 2019 | Notícias

Nesta sexta-feira (20), uma greve global pelo clima está marcada em mais de 150 países — no Brasil, são mais 50 cidades. Os protestos demandam ações concretas para combater a crise climática que afeta o planeta. A inspiração é a adolescente sueca Greta Thunberg, que ganhou fama após manifestações em frente ao parlamento de seu país, e as motivações são diversas.

Greve global pelo clima acontece nesta sexta

Greta, que hoje tem 16 anos, foi a fundadora do projeto Fridays For Future. Ela não ia à aula todas as sextas-feiras para fazer protestos pela crise do clima. A jovem ganhou reconhecimento internacional por seu ativismo e chegou a ser nominada para o Nobel da Paz.

Com a repercussão do projeto de Greta e aumento da atenção dada a problemas ambientais, como os incêndios na Amazônia, a greve global ganhou grandes proporções e acontecerá em mais de 150 países.

Em alguns lugares do mundo, como a Austrália, os protestos já aconteceram e mobilizaram milhares de pessoas.

No Brasil, as principais reivindicações incluem criação de políticas públicas para reflorestamento, ampliação de educação sobre meio ambiente, investimento em energias renováveis e cobrança de setores como o agronegócio para a criação de um fundo de combate às mudanças climáticas.

Crise do clima