Investimento consciente

O objetivo de quem investe na bolsa é ganhar dinheiro e, nesse caso, deve-se comprar na baixa e vender na alta. Simples, não é mesmo? Apesar de ser simples e de senso comum, não é assim que a maioria dos investidores age.

Se você pensa em aplicar em ações este ano e apenas sobreviver ao mercado, você ainda não está preparada para se tornar uma investidora. Aqui não dá para contar com a sorte, mesmo achando que há muita gente com mais sorte do que você.

Para nós, mulheres, talvez fique mais fácil pensar no mercado de ações como um grande shopping ou um supermercado. Fazemos boas compras quando escolhemos algo que estava em promoção ou em liquidação.

O mercado de ações é um lugar para quem quer ganhar, embora algumas vezes percamos. A boa investidora não é a que segue a maioria, mas a que tem a sua própria opinião. Ter uma estratégia de investimento e manter-se informada é fundamental para ser uma investidora bem-sucedida.

Para nós, mulheres, talvez fique mais fácil pensar no mercado de ações como um grande shopping ou um supermercado. Fazemos boas compras quando escolhemos algo que estava em promoção ou em liquidação. Ou quando compramos à vista e conseguimos um desconto. Também quando compramos o que precisamos ou queremos muito, mas nunca por impulso.

As compras que fazemos por impulso são as piores, não é verdade? Sabe aquela calça que a sua amiga comprou, e você também, para usar quando emagrecesse alguns quilos, mas que ainda continua no armário? Ou aquelas roupas que você comprou para se sentir mais sexy depois que levou um fora? Com certeza, você perdeu dinheiro.

Na hora de investir seu dinheiro é a mesma coisa. Nada de fazer investimentos por impulso. Também não invista numa ação ou num fundo só porque a sua amiga aplicou lá o dinheiro dela. Nem mesmo aceite as dicas de profissionais de investimentos. Um bom investimento para uma pessoa pode não ser tão bom para outra. E é muito fácil culpar os outros por nossas decisões ruins.

Não é fácil prosperar nessa confusão de ganhos e perdas, altos e baixos, búfalos e ursos, mas é possível mesmo sem contar com a sorte. Acredite.