*Matéria publicada em 28 de março de 2017
A Fundação Procon-SP encontrou irregularidades em todos os 34 salões de beleza investigados na Operação Vênus, em São Paulo, divulgada na segunda-feira (28). A lista de estabelecimentos visitados conta com unidades de cabeleireiros famosos, como Celso Kamura (foto acima), Marcos Proença e Jassa, conhecido por cuidar dos cabelos do apresentador Silvio Santos.
Nos três estabelecimentos citados, por exemplo, o Procon-SP achou, entre outras situações, esmaltes vencidos sendo usados normalmente nas unhas de clientes. Outros problemas estão relacionados a direitos do consumidor.
A maioria dos salões pesquisados usavam esmaltes fora do prazo de validade para atender os consumidores. No caso do uso de cosméticos, como maquiagem e esmaltes, é importante se atentar à data de validade e ao aspecto geral do produto já que, em contato com a pele, podem causar reações desconhecidas.
Outros problemas encontrados foram uso de produtos vencidos para cabelo, serviços e produtos sem preço anunciado, produtos à venda sem prazo de validade e sem informação de fornecedor ou em português.
Salões de beleza denunciados: lista
A lista com os salões e suas respectivas irregularidades foi divulgada pelo Procon-SP.
Veja abaixo o nome dos estabelecimentos:
- Espaço A+ Mário Ferraz
- Estúdio W
- W Store
- Creative Salon Eron Araujo
- Celso Kamura
- Marcos Proença
- Jassa
- Retrô Hair
- 1838 Hair Clinic (serviços de beleza)
- 1838 Hair Clinic (clínica e estética)
- W Studio
- Casa Mauro Freire
- Laces
- Spa Dios
- Vimax
- Studio Tez
- Labeau Cabeleireiros by João Mata
- Soho
- Square Hair & Care
- Rafaella Square Hair
- Constantino’s
- MG Hair
- MG Store
- Adriana Scarpelli
- L’Officiel III
- J JOL Cosméticos
- Ringo
- Hi Salão
- Galeria (ENF Cabeleireiros Eireli)
- Galeria (Galeria 4 cabeleireiros Ltda. EPP)
- Jacques Janine (Jardim América)
- Jacques Janine (Eldorado)
- Jacques Janine (Eldorado subsolo)
- Jacques Janine (Jardins)
Resposta das marcas
O Vix entrou em contato por e-mail com a maioria das empresas citadas. Até o fechamento desta matéria, apenas os salões SPA DIOS, Studio W, VIMAX, LABEAU, Laces e Soho Hair retornaram com nota de esclarecimento à imprensa.
O SPA DIOS, por exemplo, disse que “se comprometeu a seguir as orientações feitas pelos fiscais (do PROCON) prontamente e está em fase de implantá-las a fim de se adequar às mesmas”. Já o Studio W “tomou ciência dos fatos ocorridos e já adotou todas as medidas para regularização das ocorrências registradas.”
O VIMAX disse já ter regularizado s itens citados no dia da Operação Vênus. O salão LABEAU “somente tem a lamentar tal acontecimento (…) e está sempre disposto ao cumprimento das normas”. O Laces disse que o já tomou as providências necessárias.
O Soho Hair unidade Moema acredita que “apresentamos um problema muito pequeno perante a outros salões” e esclarece que “o problema foi pontual e resolvido de forma imediata”.
Atenção à validade e à sua saúde
- Tampa inteligente ajuda a identificar se produto venceu
- Lápis de olho vencido: 20% da mulheres tem problemas oculares por maquiagem
- Dermatologista alerta para alergias a produtos que descolorem pelos