Maior onda de frio do século vai atingir o Brasil nos próximos dias: neve e sensação de -25°C

Uma forte massa de ar polar vai atingir o país nos próximos dias e o Brasil pode enfrentar a maior onda de frio do século. Geada, neve e temperaturas muito abaixo de zero são esperadas no Sul do país, mas os termômetros também vão cair bastante na região Sudeste.

Nos estados de São Paulo e Minas Gerais, são esperadas temperaturas negativas e bastante frio, principalmente na quinta-feira (29) e na sexta-feira (30). Confira a previsão.

Maior onda de frio do século

A última semana de julho será tão fria que as temperaturas podem ficar entre as mais baixas registradas nos primeiros 20 anos deste século na região Sul, conforme informou a MetSul Meteorologia.

Uma massa de ar polar de grande intensidade ingressa no Rio Grande do Sul no decorrer da terça-feira (27) e o ar gelado de grandes dimensões será responsável por um acentuado resfriamento de vários estados brasileiros.

Neve e sensação térmica de -25°C no Sul

No Rio Grande do Sul e Santa Catarina, deve haver uma das mais fortes ondas de frio deste século. Entre quarta-feira (28) e domingo (1°C), são esperadas temperaturas abaixo de zero para ambos os estados.

Mas o que mais chama a atenção é que nas áreas de maior altitude do Sul do Brasil, que geralmente ficam situadas na região serrana, a sensação térmica pode atingir marcas muito baixas, como -10ºC a -20ºC.

Em algumas regiões de Santa Catarina, a sensação de frio será ainda maior: “No alto do Morro da Igreja, em Santa Catarina, a 1.800 metros de altitude, e em picos como o Morro das Antenas, em Urupema, a sensação térmica pode ficar entre -20ºC e -25ºC. Valores de -15ºC a -20ºC de sensação podem ocorrer no Monte Negro, em São José dos Ausentes”, informou a MetSul.

Com a queda acentuada dos termômetros, há probabilidade de nevar nas regiões de maior altitude do Sul do país entre a noite de quarta-feira (28) e a manhã de quinta-feira (29).

Frio também vai atingir Sudeste e parte do Centro-Oeste

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil também serão atingidas pela intensa onda de frio.

No Sudeste, as menores temperaturas deverão ocorrer entre quinta-feira (29) e sexta-feira (30), onde as mínimas podem ficar entre -2°C e -3°C na Serra da Mantiqueira, divisa entre São Paulo e Minas Gerais. As máximas devem ficar abaixo dos 15°C nas regiões metropolitanas de São Paulo e Belo Horizonte.

Ainda de acordo com o Inmet, temperaturas negativas também podem ser registradas no Mato Grosso do Sul (região de Rio Brilhante) e no sudeste paulista (região de Itapetininga).

A tarde da quinta-feira (29) deverá ser a mais gelada do ano na cidade de São Paulo e madrugada da sexta-feira (30) registrará recorde de frio. Com isso, o dia deve amanhecer com geada em vários bairros da capital paulista e em vários municípios da Grande São Paulo.

Capitais podem bater recorde de temperaturas mínimas

Conforme informou o Climatempo, várias capitais podem registrar novos recordes de temperaturas mínimas entre terça-feira (27) e sábado (31). Até mesmo capitais da região Norte, como Porto Velho, em Rondônia, e Rio Branco, no Acre:

  • Porto Alegre: entre 2,0°C e 4,0°C
  • Florianópolis: entre 4,0°C e 6,0°C
  • Curitiba: -2,0°C a 0,0°C
  • São Paulo: entre 3,0°C e 5,0°C
  • Rio de Janeiro: entre 8,0°C e 10,0°C
  • Belo Horizonte: entre 9,0°C e 11,0°C
  • Vitória: entre 12°C e 14,0°C
  • Campo Grande: entre 4,0°C e 6,0°C
  • Cuiabá: entre 9,0°C e 11,0°C
  • Goiânia: entre 10,0°C e 12,0°C
  • Brasília: entre 9,0°C e 11,0°C
  • Porto Velho: entre 12,0°C e 14,0°C
  • Rio Branco: entre 11,0°C e 13,0°C

Inverno 2021