DESIGN DE INTERFACES
Sabe quando você acessa um site pela primeira vez e não consegue achar nada do que quer? É provável que ele não tenha um bom designer de interface. Este profissional pensa muito além dos aspectos gráficos e da aparência: pensa na experiência do usuário ao navegar pela página.
“A interface é o que fica entre o usuário e o código por trás do site, aplicativo, ou qualquer outro sistema. Ele determina o padrão de navegação, onde ficam os botões, como o conteúdo será exibido, como funcionará tal ação etc. Tudo isso influencia a experiência do usuário. Se alguém utiliza um site ou app (aplicativo) feito por mim e consegue navegar facilmente, encontrar o que procura de maneira simples e ainda acha bonito, quer dizer que o trabalho deu certo”, explica a designer de interfaces Larissa Herbst, que já trabalhou em parceria com a Apple.
Para a profissional este é um setor aquecido do mundo digital já que são poucos os designers gráficos que se especializam na usabilidade das páginas. “Cada vez mais foco meu trabalho no design de apps e não há muita gente trabalhando com isso no Brasil. Muitos dos que estão se dedicando ao design de apps são designers gráficos e acabam não dando tanta importância para a usabilidade. Essa é uma grande vantagem que tenho, pois conta muito no resultado final para os usuários”, opina a designer.
Larissa aposta na mobilidade: “Quando o iPhone 4 foi lançado no Brasil, no último dia 17, o estoque das operadoras se esgotou já no primeiro fim de semana. As filas e toda a loucura para comprar o aparelho só mostram que a área está crescendo muito. Muitas empresas de grande e pequeno porte vêm investindo na plataforma mobile e, com tantos novos usuários, isso só tende a crescer”.