Negócios Mulheres que lideram > Opinião Lyanna Mattos

As Mulheres no Poder

por Lyanna Mattos

Mulheres audaciosas que brigam para conquistar um espaço, que no passado pertencia somente aos homens. Hoje o universo de filhas, mulheres, líderes de associações, empresárias, políticas e profissionais cresce a cada dia. Mulheres que com determinação e consistência defendem suas opiniões. Mulheres que sustentam casas, dirigem empresas, aprovam emendas no Congresso, mulheres de dupla jornada.

Uma sociedade antiga onde a mulher era apenas para procriar, lavar, passar e cuidar de marido é uma lembrança que atualmente está cada vez mais distante de nossa memória. O tempo passou e a sociedade evoluiu. Hoje quando a mulher enfrenta o mercado de trabalho e sai vitoriosa, ela vai embora, sem olhar para trás. Sua independência, seu desejo de contribuir e crescer falam mais alto.

Pesquisas nos Estados Unidos mostram que as mulheres são promovidas mais cedo a cargos executivos, enquanto os homens ascendem em torno de 40 anos. Empresas americanas vem criando programas para a promoção de mulheres e muitas concorrem ao CEO de grandes empresas. A Avon, Motorola, Dow, Arco e outras incentivam a promoção de mulheres. Harriet Rubin fala em seu livro sobre a relação das mulheres com o poder: “As mulheres são hábeis em manejar o poder, preferem fortalecer seus opositores e tê-los como aliados” .

Enquanto consultora e acompanhando as empresas percebo que as mulheres são menos centralizadoras, dividem bem o poder, são cooperativas, participativas e motivadoras. Estimulam a equipe a participar e se envolver nos projetos. “A Mulher não é um Eu sozinha, Eu mando, Eu faço, Eu tenho o poder”.

A mulher foi conquistando seu espaço dia-a-dia. Primeiro foi o direito ao voto, depois o de conquistar o mercado de trabalho, depois a conquista do prazer, ter orgasmo de verdade, escolher este ou aquele. Enfim, a caminhada desta mulher continua com muita obstinação, coragem e intuição, características deste ser feminino. Mulheres que possuem seu objetivo na vida: “Ser Feliz”. Não buscam mais um objetivo de vida através do casamento como se fosse uma única saída. A liberdade e o poder estão com as mulheres é só saber gozar e administrar. Será ela um sexo frágil ? Exemplos: Margaret Thatcher, Lady Di, Evita Peron, Anita Garibaldi, Chiquinha Gonzaga, Madona e tantas outras como eu e como você.

Lyanna Mattos é consultora de Recursos Humanos e sócia da empresa OAK

e-mail [email protected]