Paciente toca violino durante cirurgia para remoção de tumor cerebral e vídeo impressiona

por | fev 21, 2020 | Notícias

Dagmar Turner, uma paciente de 53 anos, tocou violino enquanto passava por uma cirurgia para remover um tumor cerebral em um hospital de Londres. A cena foi registrada por médicos da instituição e o vídeo é impressionante!

Paciente toca violino durante cirurgia no cérebro

Dagmar se apaixonou pela música quando ainda era criança e aos 10 anos, descobriu seu maior amor: o violino. Não foi à toa que ela se tornou uma profissional renomada, que faz apresentações com corais e toca na Orquestra Sinfônica de Isle of Wight, na Inglaterra.

Em 2013, porém, ela sofreu uma convulsão enquanto se apresentava com a orquestra e foi diagnosticada com glioma, um tumor cerebral maligno e passou por sessões de radioterapia.

Entretanto, em outubro do ano passado, ela descobriu que o tumor havia crescido e que teria que passar por uma cirurgia para removê-lo e acredite se quiser, durante a operação, ela tocou violino.

A cirurgia aconteceu no King’s College Hospital e, em nota, o hospital informou que autorizou que ela tocasse o instrumento durante a operação para garantir que as áreas do cérebro responsáveis ​​pelo delicado movimento e coordenação das mãos, não fossem danificadas durante o procedimento.

Segundo a neurocirurgiã Keyoumars Ashkan, que realizou a cirurgia e também é formada em música, o tumor de Dagmar estava localizado no lobo frontal direito do cérebro, perto de uma área que controla o movimento preciso da mão esquerda, essencial para tocar violino pois os dedos regulam o comprimento das cordas, mantendo-as contra o braço do instrumento e produzindo tons diferentes.

Antes da operação, eles passaram duas horas mapeando cuidadosamente o cérebro da paciente para identificar as áreas que estavam ativas quando ela tocava violino e as responsáveis ​​por controlar a linguagem e os movimentos.

Dagmar tomou uma anestesia local e outra para ficar relaxa, mas não dormir e, de vez em quando, os médicos pediam que ela tocasse o violino, para garantir que nenhuma parte do cérebro fosse afetada.

Vídeo

Durante a operação, os médicos filmaram alguns momentos em que Dagmar tocava o violino e o vídeo foi divulgado no canal do YouTube da instituição. Veja:

A cirurgia foi realizada com sucesso. Os médicos conseguiram retirar 90% do tumor e todos os movimentos das mãos de Dagmar foram preservados.

“Sabíamos o quão importante o violino é para Dagmar, por isso era vital que preservássemos a função nas áreas delicadas do cérebro que lhe permitiam tocar. Conseguimos remover mais de 90% do tumor, incluindo todas as áreas suspeitas de atividade agressiva, mantendo toda a função na mão esquerda”, afirmou a neurocirurgiã.

Cirurgia cerebral: histórias tocantes