null: nullpx
calor-Mulher

Prepare-se: calorão continua intenso e não dará trégua tão cedo em SP

Publicado 4 Mar 2022 – 11:53 AM EST | Atualizado 4 Mar 2022 – 11:53 AM EST
Reações
Compartilhar

Março mal começou e já trouxe previsão de muito calor em vários estados brasileiros. O país terminou fevereiro com temperaturas muito altas, mas a tendência é que o clima continue bem quente em várias regiões.

Calor deve continuar em todo o país nos próximos dias

Segundo a Climatempo, as temperaturas passarão dos 30ºC por quase todo o país no fim de semana. Na capital do Rio de Janeiro, os termômetros devem chegar aos 35ºC nesta sexta (4).

O interior da Paraíba, Rio Grande do Norte e centro-oeste do Ceará também dividem máximas altíssimas. As temperaturas nessas regiões devem ficar entre 36ºC e 38ºC por todo o fim de semana.

No interior de São Paulo, as máximas devem atravessar os 35ºC a partir desta sexta (4), com dias de calor muito intenso até a próxima semana.

A capital de São Paulo terá um fim de semana de calor, com máximas entre 31ºC e 32ºC para sábado (5) e domingo (6).

Até terça-feira (8), as máximas na capital paulista devem ficar entre 30ºC e 33ºC. As mínimas também permanecerão estáveis e relativamente altas, entre 19ºC e 20ºC.

Por que o Brasil continua em uma onda de calor intenso?

O calor tem sido persistente em todas as regiões do país desde fevereiro.

A explicação para o calor permanecer em todo o Brasil é o fenômeno de "escoamento bloqueado", uma circulação anticiclônica que impede as frentes frias que chegam ao sul do Brasil de avançarem por todo o país e abaixar as temperaturas.

Sem o avanço de frentes frias, o ar mais frio nesses sistemas é impedido de avançar. Por isso, as temperaturas seguem altas na maior parte do país.

Calor em São Paulo será acompanhado de chuvas

Além das altas temperaturas, é bom preparar o guarda-chuva. De acordo com a Climatempo, a previsão é de pancadas de chuva à tarde e à noite até a próxima terça (8) na capital paulista.

Com o clima quente e abafado predominante em São Paulo, há o risco de pancadas de chuva e temporais por todo o estado. Isso porque a passagem de uma frente fria pela costa paulista deve estimular a formação de nuvens carregadas sobre o estado nesta sexta-feira (4).

Vale do Ribeira e Litoral Sul devem ficar em alerta para temporais. Para o fim de semana, são esperados períodos de sol, com pancadas de chuva e raios à tarde e noite.

Clima em SP:

Reações
Compartilhar

Mais conteúdo de interesse