Nelson Pereira dos Santos, cineasta brasileiro, foi homenageado no Oscar 2019 ao ter seu nome escalado no tributo “In Memorian”. A premiação lembrou de atores, diretores e de outros funcionários que contribuíram para o mercado cinematográfico mundial e morreram em 2018. Conheça mais sobre ele.
Nelson Pereira dos Santos: cineasta homenageado no Oscar

Nelson Pereira dos Santos foi um importante cineasta brasileiro que produziu filmes do Cinema Novo, movimento de renovação cultural no setor que teve força entre o final da década de 50 e a década de 70.
Seu filme inaugural foi “Rio 40 Graus” (1955), que mostra o cotidiano do Rio de Janeiro com tom crítico à sociedade. Ele foi precursor do Cinema Novo, visto como engajado, e foi censurado pela Ditadura Militar à época de seu lançamento.
A denúncia da desigualdade social e o retrato fiel da vida dos brasileiros se tornaram os principais norteadores de sua obra.
O brasileiro foi homenageado na sessão do Oscar que recorda os profissionais que contribuíram com o mercado de artes cinematográficas e morreram no último ano.
Nelson fez ainda Rio Zona Norte (1957), seu segundo filme, e outros títulos que o fizeram reconhecido no cinema: Como era gostoso o meu francês (1970), O Amuleto de Ogum (1974), Tenda Dos Milagres (1975) e Jubiabá (1986) e A Estrada da Vida (1979), esses últimos considerados trabalhos mais sociais e reflexivos sobre a cultura popular brasileira.

Vidas Secas (1964) e Memórias de um Cárcere (1984), foto acima, adaptações da obra de Graciliano Ramos, também marcaram a carreira do cineasta.
Antes de se tornar diretor de filmes, Nelson Pereira dos Santos foi jornalista e trabalhou em outras áreas dentro do cinema, como assistência de direção, produção e ator.
Nelson foi o primeiro cineasta a assumir uma cadeira na Academia Brasileira de Letras, em 2006. Ele morreu em 21 de abril de 2018, aos 89 anos, e sua cadeira passou a ser ocupada pelo cineasta Cacá Diegues.
Oscar 2019: momentos e mais
- Oscar 2019: melhores e imperdíveis momentos da cerimônia
- Lista completa de vencedores do Oscar 2019: “filme do Queen” e mais
- Declaração de Rami ao levar Oscar derreteu nossos corações: veja