Prédio de sete andares desaba em Fortaleza! pic.twitter.com/3hWB2ZJCgP
— Dilon Camilo (@Diloncamilo11) October 15, 2019
Na manhã da terça-feira (15), um prédio de sete andares desabou em Fortaleza, no Ceará. As equipes de resgate ainda estão trabalhando para tirar pessoas dos escombros — nove estão desaparecidas, duas morreram e outras nove foram resgatadas com vida. Nas redes sociais, vários relatos mostram a solidariedade de pessoas diante da tragédia.
Relatos de solidariedade após desabamento de prédio
Ainda não se sabe ao certo a causa do desabamento, mas a Prefeitura de Fortaleza informou que o prédio, que fica no bairro Dionísio Torres, foi construído de maneira irregular.
O jornalista Henrique Araújo contou que viu uma rede grande de voluntários quando foi ao local do desabamento:
Havia voluntários vindos de bairros distantes pra entregar uma garrafa de café ou uma travessa de alimentos para os bombeiros e amigos. Acreditem: a coisa tem jeito.
— Henrique Araújo (@OskarSays) October 16, 2019
As equipes de resgate trabalharam durante toda a noite e continuam buscando as outras pessoas soterradas. Por isso, muita gente está fazendo o que pode para ajudar, como o caso de quem levou hambúrgueres para os socorristas.
Acabei de presenciar algo muito foda, que faz ainda ter esperança na humanidade. Vim aqui no drivethru do mcdonalds da dom luis e tava demorando muito. Descobri que é porque o primeiro carro da fila comprou mais de 100 burgers pra doar pro pessoal do resgate do predio que caiu.
— Teuga (@matheusparente) October 16, 2019
De acordo com este usuário, a ajuda chega de várias pessoas e instituições, desde igrejas até empresários:
A mobilização foi tão grande que dá até para ver que tem uma tenda com mantimentos montada no lugar de resgate. As doações chegam a todo instante, o que é super importante tanto para quem está fazendo a busca quanto para quem espera por notícias.
Além disso, as famílias que foram resgatadas com vida perderam tudo que tinham no desabamento.
Outra cena que se repete é a chegada de carros (esse ja vi várias vezes) trazendo mantimentos. Solidariedade nao falta por aqui pic.twitter.com/y4rh28PYdj
— Marcelo Bloc (@marcelobloc) October 16, 2019
Em momentos como esse, é muito bom ver que as pessoas se unem e ajudam como podem, mesmo que não tenham sido atingidas:
Em meio à tragédia surgem notícias que revelam que ainda há em muitas pessoas a real beleza da humanidade. Socorristas voluntários chegaram ao local do desabamento, vizinhos, inclusive idosos, ajudando com água e dando suporte para quem está trabalhando no local.
— Paulo Albuquerque (@pauloelienay) October 15, 2019
Ondas de solidariedade
- Imagens das queimadas na Amazônia: fogo gera corrente de solidariedade
- Colega transforma episódio de preconceito em uma aula de solidariedade
- Onda de solidariedade à Titi: todos querem o fim do racismo






