Alcançar segurança financeira é um dos mais importantes desafios enfrentados pela mulher hoje. As mulheres passaram a se preocupar mais com a segurança financeira? Será que vão ter recursos suficientes para o futuro? O que deveriam fazer com o dinheiro que têm? Deveriam estar tomando decisões financeiras? Infelizmente quando se trata de investimentos as mulheres ainda procrastinam.
Talvez, esmagadas pelas alternativas, elas optam pelo mais simples: não fazer nada. É assim que você faz? Se positivo, não está sozinha, mas só você pode fazer algo para mudar a situação. Aprendendo o máximo que puder e procurando por bons conselhos financeiros, você estará pronta para construir seu futuro.Tornando-se responsáveis. Enquanto as mulheres das gerações passadas podiam evitar participar nas tomadas das decisões financeiras da família, as mulheres de hoje não podem. O que mudou?
Primeiro as mulheres estão se casando mais tarde, ou simplesmente não se casando. E ainda estão vivendo mais. Sendo assim, há grandes chances de se passar 20 anos ou mais como aposentadas. Ao mesmo tempo, a responsabilidade da renda para a aposentadoria deixou de ser do governo e das empresas para ser dos indivíduos. Sua mãe ou sua avó talvez contem (ou contaram) com a Previdência Social ou com a pensão do marido para seu sustento durante a aposentadoria. Quase com certeza você não poderá contar com isso.
A boa notícia é que as mulheres têm tudo o que se precisam para serem boas investidoras
O melhor jeito de assegurar que você terá os recursos necessários mais tarde é começar a se interessar por investimentos ainda hoje. Comece devagar. Vá aprendendo um pouco de cada vez mas não se estresse, não se preocupe demais e principalmente não desista.
Histórico de sucesso
A boa notícia é que as mulheres têm tudo o que se precisam para serem boas investidoras. Muitas já estão envolvidas ativamente, procurando aconselhamento profissional, investindo em fundos mútuos e pensando na aposentadoria. Estão construindo a confiança que precisam para investir mais agressivamente. Quando você estiver pronta para juntar-se a este grupo – o quanto antes melhor, profissionais concordam – você entenderá que definir seus objetivos e escolher investimentos para alcançá-los é desafiante mas não intimidador – e certamente ao seu alcance.
Investir com sabedoria
Como mulher você não precisa de conselhos diferentes dos dados aos homens. Mas você precisa considerar as responsabilidades financeiras que provavelmente terá de enfrentar e planejar para lidar com elas. O fato é que a maioria da mulheres serão as únicas responsáveis pela administração de suas finanças em algum ponto de suas vidas. E precisam estar prontas para isto. Não importa se você tem 18 ou 80 anos, dona-de-casa ou mulher de carreira, chegou a hora de começar a aprender sobre investimentos e construir patrimônio que proporcione segurança financeira para você e para sua famíla.