Será que o juro vai subir?

O assunto de hoje interessa a quem tem investimentos em renda fixa, principalmente títulos prefixados ou fundos tradicionais que compram esses títulos.

O mercado está achando que haverá um aumento na taxa de juros para conter a inflação. A preocupação é para que a inflação não extrapole a meta de 4,5% neste ano.

A taxa de juro básica é atualmente de 11,25% ao ano. Se esse aumento acontecer, os títulos mais antigos com taxas prefixadas mais baixas perdem algum valor. Vou me arriscar fazer uma analogia com carros para que você possa melhor entender o processo.

Se o juro subir, os recursos aplicados em caderneta de poupança também são impactados, parte do lucro será corroída pela inflação

Imagine que no ano passado você comprou um carro novo de uma marca qualquer e neste ano a montadora lança o mesmo modelo com algumas mudanças, por exemplo, muda a lanterna que era quadrada para redonda. O que vai acontecer se você quiser vender seu carro? Ele vai perder algum valor, porque quem está pensando em comprar esse modelo vai querer um desconto, já que tem um modelo mais atual no mercado.

Muitos títulos de renda fixa prefixados nas carteiras dos fundos, quando marcados a mercado, impactam negativamente na rentabilidade dos fundos. É o desconto porque tem título novo no mercado.

Nesse momento, a investidora conservadora que aplica em fundos de renda fixa tradicional leva um susto. Ela não espera rentabilidade negativa. Mas, infelizmente, toda vez que o Banco Central elevar a taxa de juro é isso que vai acontecer. Como não é sempre que isso ocorre, acabamos esquecendo que é possível um fundo conservador ter rentabilidade negativa.

Para as pessoas físicas que compraram títulos prefixados pelo Tesouro Direto, o negócio é manter os títulos até o vencimento. O risco? O lucro ser menor do que a média do mercado.

Se o juro subir, os recursos aplicados em caderneta de poupança também são impactados, parte do lucro será corroída pela inflação.

Diante desse cenário, onde aplicar o dinheiro de curto prazo ou de perfil conservador? Aplique em fundos referenciados DI. Se a taxa subir, sua rentabilidade vai aumentar também. Se ela for mantida, nada muda.