A jogadora de tênis Serena Williams já conquistou títulos em inúmeros torneios. E, recentemente, além de representar as mulheres no esporte, ela passou também a simbolizar o esforço que muitas mães de todo o mundo fazem para voltar a trabalhar depois do parto.
A atleta teve complicações após passar por uma cesárea e, ao voltar às quadras, não foi bem compreendida nem apoiada pelo presidente da principal competição do esporte.
Complicações no parto de Serena Williams
A gestação de Serena Williams foi saudável. A atleta passou 9 meses de uma gravidez tranquila e no dia primeiro de setembro de 2017 deu à luz Alexis Olympia, sua filha com o fundador do Reddit, Alexis Ohanian.
A menina veio ao mundo através de uma cesárea que trouxe complicações muito graves para a jogadora. Logo depois do parto, Serena começou a sentir falta de ar e fortes dores.
https://www.instagram.com/p/BY-7H9zhQD7/
Após realizar alguns exames, ela foi diagnosticada com embolia pulmonar – formação de coágulos dentro de vasos sanguíneos localizados nos pulmões que dificulta a oxigenação do sangue -, doença que já constava no histórico médico de Serena.
No documentário “Being Serena”, da HBO, a tenista contou que passou por momentos de desespero horas após o parto e que teve que enfrentar duas cirurgias.
“Eu disse para a enfermeira: ‘Não consigo respirar, preciso de uma máscara’. Eu coloquei a máscara de oxigênio e comecei a tossir. Doeu muito, doeu muito. E aí os meus pontos [da cesariana] se abriram com a tosse…”, relatou Serena.
https://www.instagram.com/p/BbJ6nZ6BvNb/
Volta às quadras
Serena Williams voltou às quadras em fevereiro deste ano. Após 379 sem disputar uma partida, a jogadora retornou ao trabalho ao lado da irmã, Venus William, e recebeu na plateia alguém muito especial: a filha, Olympia, que na época tinha apenas 5 meses.

As irmãs perderam, mas a volta de Serena foi tão importante para o esporte e para ela, que o placar ficou em segundo plano. Mesmo com todas as dificuldades que enfrentou, ela conseguiu voltar a jogar.
Traje especial
A volta de Serena trouxe uma mudança: seu traje. O “uniforme” que antes era composto por short saia, foi substituído por calças especiais bem apertadas para proteger a circulação sanguínea de Serena após as complicações que ela teve no nascimento da filha.
Em maio deste ano, Serena fez sua estreia em Roland Garros – um dos principais torneios do tênis mundial – usando um macacão preto desenvolvido pela Nike.
Além de cuidar da saúde de Serena, a roupa foi inspirado no filme “Pantera Negra”, que ficou amplamente conhecido por trazer pessoas negras nos papeis principais de cientistas, guerreiros, reis e muito longe do estereótipo marginalizado.

Pouco após o jogo, em maio, Serena deu uma entrevista ao Tennis Channel e disse que o macacão que usou “representa todas as mães que andam por aí, que depois de serem mães voltaram e tentaram continuar a ser ferozes”.
Além da entrevista, a tenista também postou uma foto em seu Instagram usando o macacão durante a partida e escreveu um texto que mostra que a roupa é muito mais que um traje esportivo.
https://www.instagram.com/p/BjX1maqloXv/
“Macacão alguém? Para todas as mães por aí que tiveram uma recuperação difícil da gravidez – aqui vamos nós. Se eu posso fazer isso, você também pode. Amo todos vocês!!”.
Presidente de torneio critica e proíbe traje de Serena
O presidente da competição, Bernard Giudicelli, criticou a roupa da jogadora e disse que os atletas devem usar trajes tradicionais nas próximas edições do torneio.
“É um pouco tarde, porque as coleções já foram confeccionadas. Mas vamos pedir aos fabricantes que nos digam o que está por vir. Eu acredito que tem coisas que vão muito além. O traje de Serena neste ano, por exemplo, não será mais aceito. É preciso respeitar a competição e o local”, afirmou o presidente à “Tennis Magazine”.
Respostas à proibição revelam algo grandioso
O lado positivo é que todo este processo desencadeou uma resposta incrível. Pessoas e marcas se manifestaram de forma contrária à proibição e fizeram questão de mostrar que, não importa o quanto você limite uma pessoa, jamais poderá retirar seu valor.
A Nike publicou uma foto da tenista usando o macacão em suas páginas oficiais de redes sociais e fez uma legenda respondendo à declaração de Bernard e exaltando Serena: “Você pode tirar a fantasia de um super-herói, mas nunca poderá tirar seus superpoderes”.
https://www.instagram.com/p/Bm43pUbh47B/
Perguntada sobre a decisão em uma coletiva de imprensa, Serena brincou e disse que “Está tudo bem, pessoal. Quando se tarta de moda, você não quer repetir”. Nós a apoiamos e, o que esperamos que não se repita, são proibições como esta.
Superação de serena Williams
- Falta de ar após parto alertou tenista de quadro grave que precisou de cirurgia
- Marido de Serena faz surpresa para apoiar sua volta às quadras após ter bebê
- Noiva esportista foge do óbvio com tênis cravejado de cristais Swarovski