No início do ano, uma pesquisa sobre o perfil do inadimplente brasileiro apontou que as mulheres devem mais do que os homens: 55% contra 45%. A principal razão, segundo elas, é o descontrole financeiro.
Leia também:
Não deixe o estresse do trabalho interferir na sua vida pessoal
Dicas para conseguir uma renda extra
Veja os direitos do consumidor na hora de frequentar bares e restaurantes
Isso não quer dizer que as mulheres são mais consumistas ou irresponsáveis, já que outro fato deve ser levado em conta: a mulher é a gerente financeira do lar, tomando desde as decisões simples, como as compras na feira, até as de maior impacto, como a viagem de férias da família.
Para ajudar estas gestoras que às vezes operam verdadeiros milagres, a diretora da TeleCheque, Dirlene Martins, deu sete dicas valiosas para fugir das tentações na hora das compras e gastar o dinheiro com responsabilidade.
1) Planeje e poupe. Faça as contas e veja quanto você precisa para honrar seus compromissos e suprir suas necessidades. Guarde o que sobrar e no futuro invista em algo que realmente vale a pena.
2) Seja racional. Toda mulher tem a sua hora de tristeza, mas nada de sair comprando sem pensar para acabar com as carências. A sensação é momentânea e a conta que vem depois é bem cara.
3) Controle seu emocional. Faça uma lista e dividida em duas partes: o que você precisa ter e o que você gostaria de ter. Manter a lista na carteira vai ajudá-la a se policiar. Foque nas suas obrigações e, se inesperadamente encontrar algo que precisa com um bom preço, compre. Os itens que você “gostaria” ficam para o fim do mês se sobrar uma quantia razoável.
4) Saiba o que você tem em casa. Vasculhe os armários, estantes e guarda-roupas. Conhecendo bem as próprias coisas você evita comprar algo por, simplesmente, não se lembrar de que já tem.
5) Pesquise. Alguns preços variam bastante de loja para loja ou até mesmo da loja para o próprio site. Fique atenta ao frete, às condições de pagamento e, principalmente, aos juros.
6) Fuja do parcelamento. Compre em longo prazo apenas os itens de maior duração, para evitar a frustração de continuar pagando por algo que já acabou.
7) Invista nos “genéricos”. Nas lojas de fast fashion é possível encontrar coisas bacanas e muitas vezes por um valor até 70% menor do que nas lojas de marca. Lembre-se: a moda passa e nem sempre vale investir tanto dinheiro em um item tão caro (e que você não sabe se continuará usando). O mais importante é ter bom gosto!
Ainda está em dúvida se é consumista ou apenas gosta de umas comprinhas? Faça este teste e descubra a resposta!