Uma casa de dois andares foi completamente construída a partir de uma impressora 3D. De acordo com seus idealizadores, é a primeira do tipo no mundo, já que outros modelos impressos são casas térreas.
O sobrado tem 90m² feitos pela maior impressora 3D de concreto da Europa e está localizado na Bélgica. O objetivo do projeto é encontrar novas e mais sustentáveis possibilidades para a indústria civil.
As vantagens de uma casa impressa
Projetada pela Kamp C, centro para sustentabilidade e inovação na construção, o sobrado impresso será aberto à visitação em setembro. Como ainda se trata de um teste, os pesquisadores agora vão verificar a solidez da obra ao longo do tempo.
O sobrado, porém, já se mostrou três vezes mais resistente do que uma casa de tijolos tradicional, de acordo com nota divulgada pela Kamp C.
Além disso, foi possível economizar aproximadamente 60% do material utilizado na construção de uma casa, do tempo e orçamento.
Segundo os especialistas, no futuro, será possível imprimir uma casa inteira em apenas dois dias. No caso desse sobrado, foram necessárias três semanas para o projeto sair do papel.
O local pode ser usado casa casa, espaço de reuniões, escritório ou galeria.
A Kamp C recebeu apoio do fundo Europeu de Desenvolvimento Regional para o projeto. Confira como foi feito o sobrado:
Se você quer ver mais conteúdos curiosos, não pode perder os vídeos do canal Explore disponível no VIX CINE E TV, nosso serviço de streaming que é 100% gratuito. Assista pelo seu computador ou baixe o aplicativo na App Store e no Google Play. Também é possível assistir à programação em plataformas de TV conectada, como Amazon Fire, Apple TV, Roku e ChromeCast.