Você compra essas marcas famosas de pão? Rótulo nutricional está errado, alerta Proteste

por | nov 30, 2018 | Notícias

Pão de forma é um alimento prático e, na versão integral, quase sempre faz parte da rotina alimentar de quem quer comer de forma saudável. Acontece que nem sempre o que está descrito no rótulo como informação nutricional é verdade.

A Proteste, Associação de Consumidores, analisou 16 marcas de pães bem famosas e cinco delas tiveram variação de gorduras totais superior ao permitido pela legislação.

Marcas de pão de forma com informações erradas

De acordo com a Proteste, 16 marcas foram levadas a laboratório para análise do produto. Os rótulos dos pães também estiveram sob a mira da Associação.

Eles avaliaram se a informação nutricional contida no rótulo estava de acordo com o conteúdo oferecido ao consumidor nos quesitos valor calórico, carboidratos, proteínas, gorduras totais, sódio e fibras.

Nos três primeiros componentes e no sódio não foram encontrados problemas. A lei brasileira prevê que a diferença entre o que está escrito no rótulo e na composição do pão não deve ser maior que 20%, para mais ou menos.

Valor de gorduras totais

Um deles, o pão de forma integral Grãolev, foi enquadrado em três problemas, sendo um deles em relação a gorduras totais. A marca declara que não “contém quantidades significativas” (ou seja, até 0,5g/porção). Segundo a Proteste, porém, a porção analisada possuía 1,37g.

Mais quarto marcas, bem conhecidas, apresentaram variação acima da recomendada pela legislação entre o informado na embalagem e o que se encontra no produto no quesito gorduras totais. São elas: pão de forma tradicional Wickbold (41,7% de variação entre rótulo e produto), tradicional Plus Vita (25,7% de variação), Vai Bem tradicional (111,50% de variação) e o integral Panco (50% de variação).

Fibras e sem adição de açúcar

Na declaração de propriedade nutricional da Grãolev, o produto é indicado como “sem adição de açúcar”, mas não traz a frase “Este não é um alimento baixo ou reduzido em valor energético”, obrigatória junto à INC no rótulo, de acordo com a Associação.

Por fim, o Grãolev não respeitou a diferença máxima recomendada pela legislação para a quantidade de fibras no produto indicada na embalagem e encontrada no pão: o máximo é de 20% entre rótulo e produto, e a Proteste identificou uma variação de 52,96%.

Quantidade de fibras nos pães integrais

A Proteste reforçou que não há uma lei brasileira que determine a quantidade de fibras necessária para classificar um produto como “integral”.

Ponderou, entretanto, que a sequência da lista de ingredientes determina a quantidade de cada um em ordem decrescente de quantidade no produto – isto é, o primeiro item da lista de ingredientes impressa na embalagem é a que está presente em maior quantidade no produto.

No Grãolev, segundo a Associação, o topo da lista é ocupado pela a farinha de trigo comum, seguida por farinha de trigo integral e fibra de trigo integral. Apesar disso, o pão é tido como integral.

Higiene e data de fabricação

A Proteste fez questão de divulgar que não houve problemas encontrados em relação à higiene dos produtos e que, apesar de não ser obrigatória, nenhum deles levava a data de fabricação no rótulo. Apenas quatro marcas (Energia, Grãolev, Panco e Visconti) mencionavam a validade do produto após aberto.

A Associação considera esse tipo de informação importante “principalmente, pelo fato de os pães serem perecíveis e para que você opte por aqueles com produção mais recente”.

Respostas das marcas

O VIX pediu posicionamento por e-mail de todas as marcas mencionadas na matéria.

Em nota, a Bimbo Brasil, responsável pela marca Plus Vita, informou que segue rigorosamente a legislação de rotulagem e composição de seus produtos estabelecida no país e que “ainda busca entender junto ao Proteste os critérios e parâmetros da análise realizada pelo órgão”.

A Wickbold respondeu ao VIX informando que “não teve acesso ao laudo técnico dos testes realizados pela Proteste e, por isso, desconhece a metodologia utilizada pelo laboratório responsável por essa pesquisa”. “Dessa forma, a empresa se vê impossibilitada de se manifestar de forma assertiva sobre os resultados apresentados”.

As outras marcas não responderam até a publicação desta matéria.

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