
Uma das certezas desse mundo é que a moda sempre volta. Atualmente, o look 70’s, com calças cintura alta boca-de-sino estão em alta, e por aí vai…Cada ano uma antiga moda é resgatada pelos estilistas.
Antes dos hipsters, o mesmo não podia se dizer das antigas tecnologias, que ficaram esquecidas durante anos. Mas, justamente no século das maiores inovações, a velha câmera analógica e o toca-discos do avô voltaram à moda.
Veja esses e outros exemplos de antiguidades que voltaram a ser usados:
Toca-discos

Na realidade, eles nunca deixaram de existir, mas os discos de vinil estão cada vez mais populares (e caros) entre os jovens que antes preferiam o CD e o MP3. E para escutar esses discos é preciso comprar um toca-discos, provavelmente em alguma feira de antiguidade descolada.
Celular com flip

No ano passado apareceram os primeiros smartphones com flip ao estilo “clamshells” como é chamado em inglês. Companhias tão importantes como Samsung e LG já lançaram os seus modelos, embora eles estejam voltados para o mercado asiático, que continua amando esse tipo de design.
Máquinas de escrever

Parece que um computador com processador de texto, um cômodo teclado e um bom corretor ortográfico não são suficientes para os jovens de hoje. O fetiche retrô é maior que tudo isso.
Mas, a volta das máquinas de escrever até tem um motivo mais sério: privacidade. É impossível hackear uma máquina de escrever. Em caso de roubo, é bem improvável que o ladrão tenha acesso a mais de um texto, e passar isso para uma rede inteira seria muito mais complicado.
Governos como o da Alemanha, Rússia e o famoso Edward Snowden, já manifestaram sua preferência pela máquina de escrever.
Câmeras analógicas

O que antes era entediante e angustiante encantou a nova geração. Não poder olhar como a foto ficou; ter um limite de no máximo 35 fotos; ter de esperar essas fotos serem tiradas para então levar para revelar e ainda esperar mais tempo ainda até tudo ficar pronto.
Os jovens de hoje encontraram magia em todo esse processo e no aspecto das fotos tiradas com filme. Instagram é prova viva disso.
Gravador com fita cassete

Hoje podemos gravar um áudio com qualquer celular ou computador, inclusive em uma qualidade muito boa. Mas, se alguém de má fé por um acaso tiver acesso ou hackear esses áudios, seja lá o que contiver neles, não há o que fazer.
Os gravadores com fita cassete, que eram usados pelos repórteres nos anos 80 e 90, hoje estão de volta pela mesma razão que a máquina de escrever: privacidade e segurança.





