50 milhões de contas no Facebook foram hackeadas: como saber se a sua foi uma delas?

Milhões de usuários do Facebook tiveram suas contas atacadas por hackers, segundo divulgou a própria empresa na manhã da sexta-feira, 28 de setembro.

De acordo com comunicado do Facebook, 50 milhões de contas foram atingidas pelo ataque. Como medida de segurança, para essas e mais 40 milhões de pessoas, as contas foram deslogadas e retiradas as senhas que entram automaticamente ao acessar seu perfil na rede social.

Facebook deslogou sozinho: sinal de ataque

Parte dos brasileiros que estão no Facebook notaram que, na manhã de sexta-feira (28 de setembro), a rede social foi deslogada sem nenhuma interferência do dono da conta.

Essa medida faz parte de uma resposta de segurança pós-ataque cibernético que atingiu a rede social no dia 25 de setembro e indica que você estava entre as pessoas hackeadas, ou que você acessou a opção “Ver como” na rede social, visto que essa foi a via de acesso dos hackers.

Em um comunicado oficial, o vice-presidente de gerenciamento de produtos da rede, Guy Rosen, disse que, por conta do ataque de hackers, os tokens de acesso (chaves digitais que salvam os dados de login automaticamente) de 90 milhões de contas afetadas foram redefinidos.

O Facebook afirmou que, como eles ainda estão investigando o acontecido, ainda não foi possível determinar se dados dessas pessoas que tiveram a rede social deslogada foram roubados ou se as contas foram “mal utilizadas”.

Ataque invadiu contas por recurso “Ver como”

A invasão da rede, ainda de acordo o próprio Facebook, foi feita por um recurso chamado “Ver como”, que todos os usuários têm à disposição. Com ele, você consegue visualizar como seu perfil aparece para o público.

Por essa razão, outras 40 milhões de pessoas que usaram o “Ver como” tiveram o login automático cancelado. Ou seja, “cerca de 90 milhões de pessoas terão que fazer o login novamente no Facebook ou em qualquer um dos aplicativos que usam o Login do Facebook”, explicou a nota.

Se sua conta apresentou essa falha, você é informado pela empresa. Depois que você fizer o login novamente, receberá uma notificação na parte superior da sua página explicando o que aconteceu.

Fazer o login novamente e medidas tomadas pelo Facebook

O Facebook disse que as investigações ainda são iniciais, e não se sabe quem ou de onde veio esse ataque. Como resposta, além de deslogar os usuários, a empresa afirmou que consertou a vulnerabilidade e desativou o “Ver como” temporariamente.

Apesar o Facebook dizer que não há necessidade de mudar de senha, muita gente nas redes sociais tem divulgado essa orientação, para manter a segurança dentro da rede social.

Se você está tendo problemas para fazer login no Facebook, pode acessar a Central de Ajuda da rede social.

Não lembro minha senha do Facebook, e agora?

Já se você usava o recurso de entrar diretamente no Facebook e nem lembra mais da senha, há uma forma de recuperar. Entre na página “Encontre sua conta” e digite o e-mail associado ao perfil ou o telefone.

Segurança no Facebook