7 tecnologias policiais que parecem de ficção científica

Quem assistiu a “Rocobop”, o policial metade robô, metade humano, dos anos 90, que possuía tecnologias inacreditáveis para combater o crime, nunca imaginou que algumas tecnologias fantásticas poderiam ser desenvolvidas para os policiais da vida real.

Confira agora 7 tecnologias surpreendentes que te farão lembrar filmes de ficção cientificas:

7 – Algemas de alta tecnologia

Um dos objetos que mais associamos aos policiais são as algemas, criadas em 1912.

Entretanto há um novo modelo capaz de manter o algemado imobilizado graças a choques elétricos ou até sedativos caso a pessoa tente escapar.


conoce-como-la-tecnologia-fabrica-la-policia-del-futuro2.jpg

6 – Balas com GPS

A proposta das balas com GPS são de evitar a perseguição e os possíveis acidentes que podem ocorrer disparando balas especiais que ao atingirem um veiculo, ativam um sistema que mostra o endereço que este veículo está. Além disso, está bala pode ser disparada sem chamar muita atenção, o que contribui

5 – Análise de DNA instantânea

Se você é fã de séries de TV como CSI, deve ter percebido que as analises de DNA são simples e rápidas de realizar. Entretanto na vida real existe um longo tempo para conseguir resultados úteis.

Porém obter um resultado pode ser possível em questão de minutos graças ao sistema RapidDNA, desenvolvido pela companhia LGC Forensics. Com ele, comparar amostras de sangue, sêmen ou saliva será mais eficaz, o que será muito importante para a resolução de crimes violentos.

 4 – Câmeras de segurança que previnem atitudes violentas

Apesar das câmeras atuais ajudarem no registro de atos violentos, elas não podem fazer muito mais do que isso e em certos casos são facilmente desligadas pelos criminosos. A partir disso, foram criadas câmeras que conseguem prevenir atos violentos analisar o comportamento do corpo e alertando às autoridades em tempo real

É um sistema que projeta um esqueleto 3D nas pessoas em movimento, capaz de analisar seus movimentos e entender que aquilo pode se tornar uma agressão. Esta câmera tem origem no videogame Kinect, foi testada em hospitais para prevenir ataques de pacientes violentos e tiveram 90% de efetividade.

3 – 3D-ID

O 3D-ID é um sistema desenvolvido por pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte que escanea uma amostra do esqueleto humano e o compara com um base de dado, ajudandona identificação de determinada pessoa que está desaparecida. Esta identificação não é automática, porém consegue demonstrar o sexo e a idade aproximada da pessoa o que ajuda muito no reconhecimento.

2 – Autopsia virtual

A autopsia é um procedimento que dá mais informações sobre os motivos que levaram à morte de determinada pessoa. Porém em algumas ocasiões, seja por motivos culturais ou religiosos, nem sempre é possível levar adiante este estudo.

Uma forma de lidar com isso será a autopsia virtual em que diferentes dispositivos poderão escanear o corpo e criar uma projeção tridimensional. Graças a ferramentas da informática e softwares especiais, será possível examinar um corpo digitalizado igual ao original e estas informações poderão ser transmitidas, agilizando o processo e obtendo resultados mais completos.


conoce-como-la-tecnologia-fabrica-la-policia-del-futuro8.jpg

1 – Indivíduos com memória perfeita

Em alguns casos raros, existem pessoas que possuem uma memória perfeita, capaz de recordar rostos, números, sons ou imagens perfeitamente havendo apenas um único contato.

Os policiais do Reino Unido utilizaram estas pessoas no reconhecimento de manifestantes de um violento protesto e em um simples exercício de observação, foram reconhecidas 1500 pessoas de um total de 5 mil.

Apesar destes métodos parecerem ter sido criados em ficção cientifica, eles podem ser reais e em breve e serão de grande utilidade para a população.