Russos inventaram um aplicativo que pode ser muito útil, mas também pode causar problemas: com apenas uma foto, o FindFace permite rastrear as pessoas desconhecidas em redes sociais.
Isso significa que qualquer pessoa pode tirar uma foto de outra, na rua ou no metrô, por exemplo, e ter acesso ao nome e a mais informações sobre ela que estejam na internet.
O aplicativo é polêmico pois pode facilitar a vida de mal intencionados que cometem crimes virtuais como sequestros, roubo de identidade e invasão de privacidade
Criados pelos jovens Artem Kukharenko e Alexander Kabakov, o app é o fim do anonimato mesmo para quem mora no Brasil.
Por enquanto, os brasileiros só encontram usuários do Twitter. Então, se a pessoa não tiver um perfil na rede social ou não usar uma foto do rosto dela em seu perfil, o programa falha. Fotos muito embaçadas, que não mostram bem o rosto ou com mais de uma pessoa também tendem a dar erro.
Como usar

O aplicativo pode ser usado via internet web ou pelo celular (só funciona para Android). Ainda não há uma versão em português, mas o uso é bem intuitivo.
No celular, é preciso fazer um cadastro e permitir acesso a redes sociais. Na internet, não há necessidade.
Depois, basta fazer o upload da foto e o app mostrará os perfis das pessoas mais parecidas com a imagem.
Como evitar se rastreado
Se você não quer correr o risco de ser rastreado a partir de uma foto pelo aplicativo, não existem muitas opções. Ou você exclui a sua conta do Twitter, ou troca a foto do seu perfil para alguma imagem que não seja do seu rosto (um desenho, por exemplo).
Macetes do Facebook e do WhatsApp
- Existe um jeito fácil de descobrir quem te excluiu do Facebook
- Saiba um jeito infalível de descobrir se alguém te bloqueou no Whatsapp
- 13 macetes de redes sociais: quem te excluiu, banir em segredo e mais