Há décadas vemos em filmes de ficção científica carros voadores como exemplo máximo de futurismo. E há muito tempo nos perguntamos: como eles ainda não foram inventados? A espera, aparentemente, acabou.
O veículo SD-03, da empresa japonesa SkyDrive, concretizou de forma eficaz e funcional o sonho de ter um carro voador. O menor modelo já fabricado e testado no mundo possui 4 metros de comprimento e 2 metros de altura.
Carro voador pode chegar ao mercado em 3 anos
Movido por oito motores elétricos e hélices em sistema semelhante ao de um drone, o SD-03 fez seu voo inaugural em baixas altura e velocidade. Com um condutor, o veículo silencioso voou com estabilidade por 4 minutos e a uma altura de cerca de 3 metros.
De acordo com o comunicado oficial da SkyDrive, a ideia é que o carro voador seja capaz de atingir até 500 metros de altitude, com capacidade de carregar até 500 kg em uma velocidade de até 60 km/h.
A empresa já anunciou que um modelo em versão comercial, com dois lugares e maior autonomia de bateria, deve chegar ao mercado já em 2023, possibilitando, por exemplo, o serviço de táxi pelo ar. Informações sobre preços, porém, ainda não foram divulgadas.
Inovações tecnológicas surpreendentes
- Japoneses criam máscara que traduz a fala para 8 idiomas
- Fone bluetooth faz tradução simultânea de 40 idiomas e funciona offline
- Enorme navio cargueiro movido a vento pode revolucionar transporte marítimo