É possível que, em breve, os celulares nunca mais quebrem. Ou pelo menos suas telas. Nos Estados Unidos, a Motorola registrou no dia 10 de agosto a patente de um sistema que conserta a tela de celulares trincados ou rachados.
Como funcionará a tela que se conserta sozinha?
O sistema é surpreendentemente simples. De acordo com o registro, o aparelho teria um dispositivo que identificaria o craquelado na tela e notificaria o dono para iniciar o processo.
Para otimizar o procedimento, o usuário apontaria para o sistema onde exatamente está o problema.
Ao começar o processo de recuperação, o celular esquentaria a tela (que pode ser de LED ou LCD) e o material rapidamente tomaria uma nova forma. Assim que o ciclo térmico entrasse na fase de resfriamento do material, ele retomaria a forma original, sem a rachadura.
No site de patentes no governo norte-americano, um esquema um tanto rudimentar dá ideia de como seria o processo:
Repara 100%?
No registro, a companhia foi cuidadosa ao afirmar que a tecnologia pode não recuperar 100% da tela afetada, mas que “pode pelo menos reverter as deformações”.
Quando estará disponível?
Embora o registro da patente tenha sido publicada recentemente, no documento apresentado pela Motorola, o modelo usado como exemplo é o Motorola Atrix, um lançamento de 2011 – no documento, consta que o pedido de entrada de patente foi em fevereiro de 2016.
Sites norte-americanos especializados em tecnologia afirmam que deve demorar alguns anos até que um sistema parecido com esse chegue ao consumidor final.
Invenções para celular
- Impressora de bolso imprime fotos na hora: preço e onde achar
- Capinha de celular que impede roubo: o que ela faz é incrível
- Seguro de celular: vale a pena contratar o serviço? Vai ajudar se for roubado?