Criado em 2012 por jovens engenheiros do Japão que receberam apoio de 15 companhias de propriedade da Toyota, o grupo Cartivator trabalha em um carro voador com um objetivo: acender a chama de abertura dos Jogos Olímpicos de 2020, que será em Tóquio.
O nome do carro futurista é “SkyDrive” e deve ganhar seu primeiro protótipo até 2018, de acordo com o grupo, que recebeu investimento equivalente a R$ 1,16 milhão de 15 companhias da Toyota.
O que é o “SkyDrive”
O “SkyDrive” está projetado para ter 2,9m de comprimento e 1,3m de largura – ou seja, ele é bem compacto.
Para fazer uma comparação, um carro popular como o Volkswagen Gol G4 tem 3,9m de comprimento e 1,9m de largura.
Por enquanto, os cientistas trabalham em modelo que voe a uma altura de 10 metros, com capacidade de chegar a 150 km/h com um único piloto a bordo.
“Para tornar real a nossa visão, precisamos desenvolver um carro voador capaz de decolar e pousar verticalmente, sem necessidade de faixas especiais”, descreveram os engenheiros.
Os especialistas dizem que, além de todas as barreiras tecnológicas, fatores externos como a previsão do tempo e os ruídos das ruas precisam ser controlados, para garantir segurança.
A meta da Cartivator é chegar a 2050 em um “mundo onde qualquer um pode voar pelos céus em um carro a qualquer hora e em qualquer lugar”.
Projetos de carros voadores
- Empresa desenvolve carro voador que decola como um helicóptero
- O futuro começou: protótipos de carros voadores já são testados
- Táxis voadores sem motorista: você entraria em um desses?