Daqui a alguns anos, o entregador de pizza ou de qualquer outro serviço delivery poderá ser um robô. A ideia de colocar nas ruas um carro 100% autônomo, capaz de de entregar produtos, manter alimentos aquecidos e até transportar pessoas foi apresentada pela Toyota no evento de tecnologia CES 2018, em Las Vegas (EUA) – e já tem até prazo para começar a ser testada.
Como será o carro robô?
O carro-robô do futuro foi batizado de e-Palette. Seu fornecimento de energia será totalmente elétrico, movido a bateria, e as empresas que usarem terão uma interface de controle aberta, que permite que elas programem seu próprio sistema de transporte e função.
Funcionará assim. A cada missão, a empresa irá programar o carro para cumprir um determinado trajeto até a casa do cliente, além de outras funções, como identificar o valor do produto (a ponto de receber cédulas e moedas e devolver troco) e manter um alimento aquecido, no caso de uma pizza, por exemplo. A Pizza Hut, inclusive, é uma das parceiras do projeto. Amazon, DiDi, Mazda e Uber são outras companhias envolvidas.
Segundo as informações fornecidas pela Toyota, o e-Palette será desenvolvido em três tamanhos e projeto para ser produzido em massa, embora tenha caráter personalizável para as empresas. A ideia é que tenha o piso baixo e teto alto, com espaço suficiente para ser customizado de acordo com a atividade que for desempenhar – poderá, até, servir como modelo de transporte urbano.
Agora, o objetivo é testar a viabilidade do projeto em diversas regiões do mundo, como Estados Unidos e Japão, no começo da década de 2020.
Como serão os carros do futuro?
- O futuro já começou: protótipos de carros voadores devem ser testados
- Feito no Brasil, carro não usa uma gota de combustível: carrega na tomada
- 800 km sem carregar, velocidade absurda: a nova geração de carros elétricos