Como a Apple manipula nossas necessidades

A Apple é uma das empresas mais valorizadas do mundo e seus produtos vendem como pão quente em todos os países: Macbook, iMac, iPod, iPad e iPhone são gadgets de assegurado sucesso.

Por que compramos produtos Apple? Ainda que se garanta pela qualidade do que oferece, a empresa criou uma imagem de que necessitamos deles, que são indispensáveis em nossas vidas. Isso por conta de um marketing muito bem elaborado, digno de aplausos.

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A Apple não busca o que o cliente quer; cria necessidades

Steve Jobs já revelou a fórmula para inventar novos produtos: ao contrário do caminho que muitas empresas toma, para ele o grupo de foco não tem a ver com pesquisa de mercado, já que o público não sabe o que quer.

Para o falecido criador da Apple, eram seus gadgets que davam a impressão de que deveríamos adquirí-los.

Seu método se mostrou eficaz, vide o sucesso de produtos inovadores como iPod e iPad no mercado.

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Rumores e filtros

A Apple não costuma fazer anúncio oficial de seus gadgets em propagandas convencionais, mas isso não impede a empresa de ‘alimentar’ a imprensa com informações de seus próximos lançamentos. A imprensa, inclusive, desempenha importante papel por ‘filtrar’ os rumores de cada produto.

Sejam estes rumores disparatados ou verdadeiros, a cada ano as pessoas ficam mais atônitas para saber das novidades que acompanham os próximos gadgets.

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Gadgets obsoletos – ou não?

A cada nova versão dos sistemas iOS ou OSX, se um gadget passa a não ter mais compatibilidade com as atualizações, não demoram a se transformar em relíquias – ou produtos que podem ser ‘passados’ a terceiros.

Diferentemente de outras companhias, a Apple não deixa os gadgets anteriores sem atualização, entendendo que esse processo de mudança é gradual – tanto que ela costuma criar versões ‘light’ do sistema para as gerações mais antigas de seus produtos.

A empresa faz isso baseado em duas premissas:
Dar mais vida útil aos gadgets, para nos fazer pensar que são mais duráveis e não perdem a atualidade com o passar dos anos;
2º Quando o usuário perde as funções interessantes que acompanham as novas versões de iPhone, por exemplo, sente a necessidade de obtê-lo o mais rápido possível – ainda que o seu modelo ‘ultrapassado’ não apresente nenhum problema técnico.

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Associação da Apple com ‘status’

Ter um produto da marca Apple é indício de status social, e a companhia não nega isso. Por isso eles costumam dar importância ao design sempre que apresentam novos modelos de seus gadgets.

Nas raras vezes em que a Apple realiza um anúncio publicitário, coloca a tecnologia num papel secundário, priorizando a vida e os valores familiares. Desta forma, acreditamos que estamos comprando muito mais que um gadget de uso diário.