O aplicativo BlaBlaCar foi fundado pela empresa francesa em 2006 e tem o objetivo de ser o intermediador entre alguém que vai viajar de carro e alguém que procura uma forma mais barata de viajar.
Já presente em vários países da Europa, a empresa já tem mais de 20 milhões de membros pelo mundo. A ideia central do aplicativo é ajudar a dividir os custos da viagem.
Leia também: Estupro, protestos, encargos: entenda a polêmica do Uber no mundo
A plataforma de compartilhamento de viagens possui algumas formas de tentar impedir que o serviço seja utilizado para lucrar. Por exemplo, não é possível publicar mais de 4 vagas por veículo e existe um preço máximo a ser cobrado pela viagem.
Cada usuário possui um perfil como se fosse uma rede social, no qual coloca suas preferências, do tipo, fumante ou não, animal ou não, música ou não, entre outras opções.
O app também faz uma estimativa do preço da viagem e alerta caso o usuário que oferece esteja cobrando acima do cálculo efetuado. Está disponível para Android e iOS e também possui a versão web.
A princípio é gratuito, mas depois que chega num determinado nível de maturidade (de 12 a 18 meses depois de implantado no país), os criadores pensam em cobrar uma pequena tarifa em cima do valor da viagem, cerca de 10 a 15% do valor a ser pago para o motorista.