Atire a primeira pedra quem nunca conferiu a Wikipedia para fazer aquele trabalho de escola ou faculdade, ou ouviu do professor que “Wikipedia não é fonte de pesquisa!!!!!”.
Controvérsias quanto à credibilidade do site de lado, a Wikipedia agora faz parte das nossas vidas diariamente, seja para obter uma informação de modo fácil ou para se aprofundar em algum assunto. Hoje em dia, ela conta com 18 bilhões de visualizações por ano. Confira na lista mais curiosidades sobre a Wikipedia!
Leia também:
Conheça os 15 artigos mais editados da Wikipédia
Os 5 artigos mais inacreditáveis do Wikipédia
O início
O site foi criado em 2001 por Jimmy Wales e Larry Sanger, e a ideia era usá-lo como plataforma de livre acesso, ou seja, qualquer um podia criar páginas ou editar as já existentes no site, tudo gratuitamente.
Ela é mantida pela Fundação Wikimedia, uma entidade sem fins lucrativos e que conta com doação de empresas privadas para se manter. Periodicamente, a Fundação pede doações para seus usuários, para continuarem funcionando sem precisar usar anúncios publicitários no site.
No seu primeiro mês de atividade, em fevereiro de 2011, o site acumulou apenas 25 artigos.
Idiomas
No começo, o site disponibilizava apenas páginas em inglês, mas isso não durou muito. Dois meses depois do lançamento, o primeiro subdomínio da plataforma foi estreado, em alemão. Depois de algumas horas foi a vez do catalão.
O português chegou com uma segunda onda de idiomas, e hoje o site conta com verbetes em ao menos 280 línguas.
Mais procurados em 2015
O artigo em português mais visitado em 2015 foi sobre a Coca-Cola. A página teve mais de 1,8 milhões de visualizações por segundo. A lista dos 10 artigos mais vistos é:
1. Coca-Cola
2. Brasil
3. Lista de episódios de “Naruto Shippuden”
4. Basquetebol
5. Tamanho de papel
6. Estados Unidos
7. Segunda Guerra Mundial
8. “Star Wars”
9. Stephen Hawking
10. Portugal
E se ela fosse impressa?
Uma pessoa conseguiu transformar a versão da Wikipedia em inglês em uma enciclopédia tradicional de 7.600 volumes. O responsável foi Michael Mandiberg, um artista interdisciplinar norte-americano que dá aula em Nova York. Para se ter noção da magnitude da enciclopédia, somente o sumário tinha 91 volumes, mais 36 volumes só com listas de colaboladores e quase 7,5 milhões de editores.
Vandalismo não!
Por ser uma plataforma pública, a Wikipedia sofre o risco de ter alterações incorretas em seus verbetes e até vandalismos. Para que isso aconteça menos, o site conta com a ajuda de vários voluntários chamados “Unidade Contra o Vandalismo”, que ajuda a corrigir esses erros rapidamente. Mas para que não seja necessária tal medida, os próprios editores podem seguir o que a Wikipédia chama de “Cinco Pilares da Wikipedia”:
– A Wikipedia é uma enciclopédia;
– A Wikipedia é regida pela imparcialidade;
– A Wikipedia é uma enciclopédia de conteúdo livre;
– A Wikipedia possui normas de conduta, e os editores precisam se respeitar;
– A Wikipedia não possui regras fixas.
Aprender jogando
Você sabia que a Wikipedia tem uma seção de jogos? El se chama “Wikigame” e pode ser acessada de qualquer computador, celular ou tablet, e testa seus conhecimentos a partir dos próprios verbetes da plataforma.