null: nullpx
avião-Mulher

É possível reabastecer o combustível do avião durante voo – mas só em alguns casos

Publicado 30 Mai 2017 – 06:01 AM EDT | Atualizado 20 Mar 2018 – 12:57 PM EDT
Reações
Compartilhar

Sim, é possível abastecer um avião enquanto ele está voando.

O processo pode ser realizado com a ajuda de um “ avião-tanque”.

Durante o voo, um “avião-tanque” se aproxima da aeronave cuja gasolina está acabando e passa o combustível por meio de uma mangueira.

Mas, o procedimento só é permitido para alguns casos muito específicos e uma série de regras precisa ser cumprida.

Quando um avião pode ser reabastecido durante o voo?

O procedimento é permitido somente em casos extremos, como em situações de guerra ou quando não há outra forma de pôr combustível na aeronave.

Pelo menos desde 1935 militares usam essa técnica, quando não se tem solo ‘amigável’ para fazer o reabastecimento.

Como o abastecimento é feito: regras

O abastecimento é realizado por meio de um avião-tanque e depende de um trabalho meticuloso, já que qualquer falha pode fazer com que ele pegue fogo.

Regras

  • A aeronave que vai receber o combustível precisa estar a 30 mil metros de altura.
  • No ar, a aeronave precisa reduzir a velocidade para 500 km/h (a velocidade média no ar é 820 km/h). Voar a menos que isso pode ser perigoso, porque aviões precisam estar a, pelo menos, 300 km/h nos céus.
  • Só então o avião-tanque se aproxima e passa o combustível por uma mangueira acionada por um dispositivo da aeronave. Ela é guiada a partir de uma espécie de “joystick” (ou seja, um controle manual de direcionamento) e depende do manuseamento do operador. É bastante complicado, já que a mangueira possui 4,5 metros de comprimento.
  • Durante a operação, o avião a ser abastecido passa por um tipo de turbulência que deve ser controlada pelo piloto, deixando a aeronave mais estável.
  • O combustível passa por diversos compartimentos do avião, para evitar deixá-lo muito pesado no ar. Um engenheiro de voo acompanha toda a operação, para direcionar o combustível ao lugar certo a partir de botões que ficam no painel de controle.    

Toda essa operação é rápida e dura de 30 a 40 minutos. Estima-se que até duas toneladas de combustível sejam bombeadas por minuto.

Aviões: curiosidades e tecnologias 

Reações
Compartilhar
RELACIONADO:avião-Mulher

Mais conteúdo de interesse