Entenda por que a Microsoft quer encerrar o Internet Explorer

As chances aumentam de, finalmente, o Internet Explorer ser extinto do Windows. A Microsoft anunciou que no próximo dia 12 de janeiro deixará de dar suporte às versões 8, 9 e 10 do browser. Isso só mostra como o navegador se tornou um estorvo com o passar dos anos.

Leia também: 5 navegadores alternativos pra quem tá cansado das mesmas opções

Há muito tempo existe a pressão para que a Microsoft criasse um navegador mais seguro e eficaz. Com a criação de alternativas cada vez mais diversas, e com a alta concorrência imposta pelo Google Chrome e pelo Mozilla Firefox, o fim do já pré-histórico navegador era iminente.

A ideia de sepultar de vez o IE já é antiga. Dentro do sistema operacional Windows 10, por exemplo, a Microsoft criou o navegador Edge, uma espécie de tentativa de se livrar de vez do antigo browser.

IE 11 ainda não perdeu suporte

Os usuários das versões anteriores do Windows ainda têm à disposição o Internet Explorer 11, que ainda não perdeu o suporte, como as versões anteriores. Alguns especialistas em tecnologia, porém, alertam que há navegadores à disposição superiores a essa versão do IE.

A Microsoft não anunciou o fim definitivo do IE, apesar dos incontáveis erros de segurança e rendimento que ele costuma apresentar.

O problema é que a falta de manutenção das versões antigas o deixam mais vulneráveis a novas ameaças que podem surgir, comprometendo a sua navegação.

Leia também: Confira triunfos e fiascos do pai da Microsoft