A empresa americana “Boston Dynamics” chama a atenção pela sua crescente e veloz expansão no que diz respeito ao desenvolvimento de robôs. Ao contrário das máquinas “lentas” e contemplativas ou até cômicas que estamos acostumados a ver no Japão, por exemplo, os robôs da empresa americana são ágeis e velozes. Saiba por que isso causa admiração e preocupação na comunidade internacional.
#5 – Futuro apocalíptico?
Ao ver os robôs ágeis e velozes da “Boston Dynamics”, pensamos logo de cara em filmes como “Exterminador do Futuro” ou “Blade Runner”, nos quais a convivência entre homens e máquinas não deu muito certo. Será que podemos ir pelo mesmo caminho?
#4 – Fins militares?
Bom, eis um fato preocupante. A “Boston Dynamics” teve, sim, estreito relacionamento com o Pentágono para o desenvolvimento de projetos de fins militares. Após os drones, teremos robôs na frente de batalha?
#3 – Agência
Os projetos ligados à “Boston Dynamics” são ligados à Darpa (Agência de Projetos de Pesquisa Avançada em Defesa), na sigla em inglês. Ligada ao Exército americano, esta agência busca incessantemente inovações tecnológicas para a área militar.
#2 – Google entrou no jogo
Em dezembro de 2013, o Google comprou a “Boston Dynamics”. Até hoje a empresa não explicou ao certo por que investiu na empresa – mas garante que não manterá os projetos militares (apenas os contratos já iniciados serão honrados).
#1 – Robôs no varejo?
Uma suspeita é de que o Google quer se tornar pioneiro na criação de robôs para o trabalho no varejo, separando e empacotando produtos, por exemplo.






